Qual deve ser o espaço mínimo para um cão?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Canil para cachorros grandes: um espaço de 4 metros quadrados é suficiente para o cachorro se sentir confortável, sem sobrar espaço demais para ele ou de menos para quem for limpar. Canil para cachorros médios: a área interna ideal gira em torno de 2,25 metros quadrados para os cães se sentirem confortáveis e seguros.

Para organizar o espaço pet para cachorro há várias opções. Ou seja, dá para usar caixas e/ ou prateleiras para guardar os brinquedos, remédios, comida e outros. Ainda, ter suporte para coleira e uma casinha são boas alternativas para deixar tudo em ordem.

O cercado para cachorro é uma ótima ferramenta tanto para adestramento quanto para manter a segurança do animal. No adestramento, ela pode ser usada para limitar o espaço e fazer treinos para acalmar cães ou até para ensinar a fazer xixi no lugar certo.

Atualmente o limite é de cinco.
Ele altera o artigo 29 da lei complementar número 94/2001, que trata sobre o controle de animais.

Segundo a zootecnista, no Brasil não há um padrão estabelecido de área por animal no confinamento. “A média disponibilizada pelos produtores é de 8 a 12 m²/animal, mas não existe um consenso, sendo recomendado por técnicos de 8 a 50 m²/animal”, aponta.

Porém, quando um morador tem problemas com o bichinho do vizinho que não para de latir ou que suja seu quintal, o que fazer? Segundo a especialista, a pessoa que se sentir lesada e que não conseguir resolver a situação de forma amigável pode até recorrer à Justiça. “O dono do animal é o responsável.

O canil deve ser equipado com cama, comida e uma área que ele possa brincar e se exercitar. O canil deve receber luz solar, ser grande o suficiente para o cão se movimentar e o tutor conseguir realizar a higiene do local. O ambiente também deve proteger o animal de fatores externos.

O cachorro pode ficar em qualquer parte do imóvel, desde que não perturbe a vizinhança. Atenciosamente, Danielle Tung.

Escolha um cantinho protegido do sol, frio e chuva para colocar uma casinha – que seja feita de algum material impermeável, e com uma caminha macia em seu interior. Esse será o lugar em que seu cachorro mais se sentirá importante, o que é essencial para animais com necessidade de dominação de espaço.

Então, ao considerar o que deve ter em um espaço pet, repare:

  1. Piso mais adequado, como o vinílico, ele não absorve o xixi e é fácil de limpar;
  2. Redes de proteção, a fim de evitar possíveis fugas do local;
  3. Plantas de decoração.

Se você optar por deixar o cachorro no quintal, é preciso ter muito cuidado para não deixá-lo isolado. Cães são animais ativos e que precisam de uma vida social para ter uma boa qualidade de vida. A falta de interação com outros ambientes, pessoas e animais é bastante prejudicial para o seu desenvolvimento.

A princípio, não há como dizer exatamente quanto tempo o filhote deve ficar no cercadinho. Ainda assim, não é recomendado deixá-lo preso por muito tempo, mas sim apenas em alguns momentos isolados do dia. O cercadinho nada mais é do que uma ferramenta para te ajudar no dia a dia.

Seguindo sempre as recomendações de um veterinário, os passeios devem ser feitos ao menos uma vez por dia. Se possível, duas vezes: um passeio pela manhã e outro no fim da tarde. Com algumas exceções, como dias muito quentes ou de chuva, o ideal é passear com cachorro todos os dias.

O proprietário tem o direito de especificar que o imóvel não poderá ter animais domésticos. O que não é permitido é que o proprietário tenha restrições que sejam de cunho discriminatório criminal, como por exemplo, proibir uma determinada etnia, raça ou nacionalidade do locatário.

"Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por apartamento até 3 cães ou 4 gatos adultos." Ou seja, no total, são permitidos entre 3 e 4 animais por apartamento, de acordo com a lei.

A taxa de lotação pode ser definida pelo número de animais – ou unidades animais (1 UA= 450 kg PV) –, dividido pela a área pastejada. Por exemplo: se tivermos uma área de 50 hectares, com 300 cabeças, a taxa de lotação será de 6 cabeças por hectare.

Para calcular a quantidade de Unidades Animal (UA) da fazenda, primeiramente deve- se somar o peso de todos os animais presentes na fazenda, e dividir o resultado por 450 (uma Unidade Animal corresponde a 450kg de peso vivo).