Qual deve ser a profundidade de uma fossa?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A profundidade do buraco deve ser 70 cm maior que a altura finas do sumidouro. Isso permite a colocação de uma camada de pedra, no fundo do sumidouro, para infiltração mais rápida no solo, e de uma camada de terra, de 20cm, sobre a tampa do sumidouro.

Uma fossa quadrada com largura de 1,5m x 1,5m e profundidade de 3m, então basta multiplicar 1,5×1,5 que da um total de 2,25m em seguida basta multiplicar esse valor pela profundidade da fossa que é de 3m ficando 2,25×3 que da um total de 6,75.

A construção da fossa seca consiste numa escavação circular ou retangular, com mais ou menos um metro de diâmetro ou de lado e profundidade de aproximadamente dois metros.

A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água.

Então, veja abaixo alguns tipos de fossas e quais são as mais indicadas!

  1. Fossa seca. O primeiro tipo de fossa está associado aos locais que não recebem água encanada. ...
  2. Fossa absorvente. Ela costuma ser instalada em terrenos mais permeáveis. ...
  3. Fossa séptica. ...
  4. Fossa negra.

A fossa séptica e o biodigestor são excelentes escolhas para o tratamento do esgoto. A fossa séptica e o biodigestor são dois sistemas muito interessantes para tratar o esgoto residencial ou em propriedades rurais. Ambos são opções sustentáveis e que ajudam no descarte inteligente de resíduos.

Elas devem ser construídas do lado do banheiro, para evitar curvas nas canalizações. Também devem ficar num nível mais baixo do terreno e longe de poços ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimo 30 metros de distância), para evitar contaminações, no caso de eventual vazamento.

Vida útil: a Ecofossa dura mais de 40 anos. A fossa comum dura metade desse tempo, sem contar o custo de todas as manutenções necessárias para que continue funcionando.

70CM X 70CM

FOSSA COMUM 08 PESSOAS 70CM X 70CM.

O preço costuma ser relativo à cada região, determinado pela oferta e pela demanda dos serviços, mas a maneira mais comum de cobrança do serviço é baseado em um preço fixo por metro cúbico (m3) ou pacotes por tipo e tamanho médio de fossa. Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .

A Lei n 579/2016, Art 24 do Novo Código de Posturas do Município proíbe a construção de Fossas Sépticas e Sumidouros em passeios públicos. A construção, além de ser ilegal, pode ocasionar acidentes fatais com pessoas e/ou animais. Caso isso aconteça, o dono do imóvel reponderá judicialmente.

Se a sua fossa já estiver cheia ou prestes a vazar, ela pode exalar um odor desagradável que poderá ser sentido ao entorno dela, em alguns casos o odor flutua como brisa, levando o mau cheiro para dentro de casa ou estabelecimento comercial.

Já a fossa seca é um projeto bem elaborado assim como a fossa séptica, com diferença de que a fossa seca é construída para receber materiais sólidos e pastosos, enquanto a fossa séptica recebe apenas materiais líquidos.

Alguns produtos dos mais usados são:

  1. Fermento químico;
  2. Combinação de ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre e água;
  3. Produtos comercializados com a finalidade de “afastar o mau odor”.

Como a gordura não se decompõe no tanque, ela acaba se acumulando e enchendo a fossa mais rápido, o que diminui o tempo demandado entre uma manutenção e outra. Portanto, sempre que possível, não jogue gordura e outros tipos de alimentos no ralo. O objetivo é reduzir a quantidade de sólidos que entram no tanque.

Evite jogar lixo no sistema
É essencial evitar despejar resíduos no sistema da fossa. Assim, hábitos como jogar papel higiênico e absorvente pela descarga do vaso sanitário, ou restos de comida na pia da cozinha devem ser evitados.

A tampa deve ser composta de concreto. Já as paredes podem ser formadas de tijolos ou pedras, a fim de facilitar a penetração da água no solo.