Qual deve ser a primeira papinha do bebê?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

O leite pode e deve ser mantido de forma complementar até os dois anos ou mais. Para começar a introdução alimentar, os médicos pediatras costumam recomendar que as frutas, amassadas como papinha, sejam os primeiros alimentos da dieta do bebê.

Os alimentos devem ser oferecidos amassados, raspados, desfiados, triturados e, gradativamente, em pequenos pedaços, até que comece a receber a mesma refeição da família. Coloque tudo separado no prato da criança. Importante nessa fase onde a criança está aprendendo a distinguir texturas, sabores e cores dos alimentos.

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

Um dos principais sinais de prontidão para o início da introdução alimentar é a criança conseguir sentar sozinha, sem apoio, em uma cadeira. É importante também conseguir sustentar a cabeça e o tronco. Isso porque uma postura mais firme facilita o processo de deglutição e ajuda a evitar o engasgo.

A principal regra é usar pouco sal, pois com as ervas já é possível garantir o sabor. Temperos fortes como pimenta e curry são vetados, assim como os artificiais, que costumam ter muito sódio. As papinhas salgadas podem ser temperadas com cebola, alho e azeite.

4O segundo passo para a introdução alimentar do bebê são as papinhas doces. Essas podem ser de frutas mais comuns. 5O terceiro e último passo é a introdução da primeira papinha salgada.

A partir do sétimo mês, deve-se introduzir uma segunda papa salgada (arroz, feijão, carne, legumes e verduras). "Entre os seis e doze meses de vida, a criança necessita se adaptar aos novos alimentos, cujos sabores, texturas e consistências são muito diferentes do leite materno.

A alimentação do bebê nos primeiros 6 meses, deve ser feita somente com leite materno, ou fórmula infantil. O leite materno fornece todos os nutrientes que o bebê precisa e deve ser oferecido sob livre demanda, ou seja, quando o bebê quiser.

O leite pode e deve ser mantido de forma complementar até os dois anos ou mais. Para começar a introdução alimentar, os médicos pediatras costumam recomendar que as frutas, amassadas como papinha, sejam os primeiros alimentos da dieta do bebê.

Assim, ao completar 6 meses, a dieta do bebê pode começar a ser mais variada, com papinhas de frutas como lanchinhos. Nas refeições principais (almoço e jantar) as papinhas de cereais, tubérculos, alguns vegetais, leguminosas e proteínas são as melhores opções.

Não existe nenhuma fruta que os bebês não possam consumir durante a introdução alimentar. Porém, como hoje em dia muitas frutas são ricas em agrotóxicos, algumas opções como morango e kiwi devem ser evitados e ofertados com menos frequência por absorverem mais substâncias do que as outras frutas.

Cenoura, batata, batata-doce, alho, cebola, abóbora, curgete ou alface são exemplo dos primeiros legumes e hortícolas a oferecer ao bebé. A “primeira sopa do bebé” (receita aqui) é um clássico na maioria das casas portuguesas e é um reflexo do que tem sido “aceite” como primeiros legumes a oferecer ao bebé.

Indica-se começar a introdução alimentar com uma porção de fruta pela manhã. Nesse primeiro momento, você pode dar início às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Amasse-as até formar uma espécie de papinha, para que o bebê comece a se adaptar à textura mais consistente do alimento.

Horários para a introdução alimentar
De um modo geral, a rotina alimentar do bebê de 6 meses pode seguir como os horários a seguir: 8h – Leite (materno ou fórmula)* 9h – Fruta. 11h – Almoço.

Quando é um bom momento para começar? Os pediatras recomendam que a oferta de água para o bebê comece a partir dos 6 meses. Esta é a idade em que o leite materno deixa de ser a única fonte de alimentação. Alguns alimentos passam a fazer parte do cotidiano da criança, juntamente com a água.

Quando os bebês começam a se sentar? Seu filho provavelmente começará a se sentar com ajuda de seis a oito meses. Aos oito ou nove meses, ele aprenderá a sentar sozinho.

A partir dos 6 meses a criança pode iniciar com qualquer fruta, não há regra. O ideal é oferecer frutas orgânicas, por serem mais saudáveis e não conter agrotóxicos. Quando isso não é possível, prefira as frutas da estação, pois são a que estão mais disponíveis e contém menos agrotóxicos.

Segundo a SBP, não é recomendado a adição de sal em comidas para crianças até seus 12 meses, após esta idade o uso do sal deve ser moderado. A quantidade de sódio suficiente para as necessidades dos bebês nessa fase está em quase todos os alimentos que são consumidos diariamente, como: frutas, verduras, carnes e ovos..