Qual o Deus do xamanismo?

Perguntado por: imaciel . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

O Xamanismo, através de sua mística, filosofia e religiosidade, busca a conexão com as forças da Natureza e com a Essência Divina que existem em cada SER. Para o Xamanismo, todo ser é divino e tem sua contraparte espiritual. Enfim, Deus está em tudo!

Xamanismo e Espiritismo
A habilidade de ver espíritos dos mortos, nata ou desenvolvida por treinamento, possuem grandes afinidades com as habilidades próprias de um xamã (ELIADE, 2002, p. 104), e isto é a base fundamental do Espiritismo, a comunicação com o mundo dos mortos através de transes (KARDEC, 1998, p. 235).

O termo Xamanismo, criado por antropólogos, é uma conjuntura que compõe todas as práticas ancestrais que mantêm relação com o sagrado, divindades, espíritos, e estados alterados de consciência.

Xamã (shaman em inglês) é um sacerdote tradicional do xamanismo que possui contato com o mundo dos espíritos, demonstrando particular capacidade de profecia ou cura. Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes.

Mas como descobrir seu animal de poder? Através de vivências xamânicas e meditações guiadas com tambores, o veículo pelo qual os xamãs fazem sua viagem a outros mundos, é possível acessar uma força ancestral para que a presença desse ser venha ao nosso conhecimento.

A natureza primitiva e as culturas primordiais são nossas forças motrizes e por isso dizemos: Aho, “que assim seja”, Mitakuye Oyasin, “por todas as nossas relações”; uma saudação indígena, Lakota Sioux, que prospera no centro de nossos corações e reconhece no outro a sua sabedoria.

Significado de Xamânico
adjetivo Qualidade de xamã, sacerdote de diversos países do norte da Ásia que, supostamente, é capaz de curar por possuir poderes mágicos. [Por Extensão] Característica da pessoa a quem se atribui poderes mágicos.

O que é a cura xamânica? Para o xamã, a cura está muito além da cessação da dor física e/ou emocional. Nesse sentido, curar é aprender a viver a própria vida em sua completude. A primeira coisa importante dentro deste contexto é a consciência de que nós é que criamos nossa realidade.

Para descobrir seu Animal de Poder, é necessário o auxílio de um mestre xamã, porque ele facilita e confirma o encontro da pessoa com esse toten e a guia em toda a jornada de descobrimento.

É uma ferramenta que funciona como um guia, trazendo clareza sobre os caminhos a seguir. O Tarot Xamânico nos ajuda a perceber nosso próprio Eu em qualquer situação, revelando formas de lidar com os problemas com mais leveza e harmonia.

Também é conhecido como Xamã. Ou seja, pajé e xamã significam, na prática, a mesma coisa. Além de liderar os rituais sagrados, os pajés podem assumir o papel de médicos ou sacerdotes, fazendo o uso de plantas para fins medicinais ou invocação de entidades.

As religiões dos povos indígenas do Brasil são politeístas, cultivam muitas entidades e não há a adoração a uma única divindade. Também não há dogmas ou um conjunto de doutrinas registradas em livros sagrados, como a Bíblia.

A característica comum dos povos indígenas brasileiros no que tange à religião é o xamanismo. É o xamã o responsável pela condução dos rituais.

O Xamanismo é uma prática ancestral, tão remota quanto a consciência do Homem. Embora muitos pensem que o xamã é uma figura indígena, e os índios tenham realmente preservado esta tradição, ela remonta ao período em que os homens viviam nas cavernas, na Era Paleolítica.

Daí emerge a figura do pajé, o xamã sulamericano na forma como foi visto pelo olhar do colonizador, em seu movimento catequético-civilizatório.

O berço do xamanismo está na Sibéria onde feiticeiros e homens de conhecimento eram chamados de “xamãs”.

Beija-flor

Beija-flor - Esse animal simboliza cura, amor romântico, claridade, graça e proteção espiritual.

Os rituais xamânicos usam, portanto, o poder das pedras, plantas e animais, evocando energias que provêm de ancestrais para realizar a cura, transformações emocionais e crescimento na vida das pessoas. Para isso, são utilizados instrumentos de poder, como círculos, totens, danças, meditações, etc.

A girafa é símbolo de intuição. Ela representa uma visão intuitiva do passado, presente e futuro. Girafas, com frequência, batem seus pescoços umas com as outras, de modo a testar sua força e, por isso, são símbolo de garra e persistência.

Pais coruja: veja quais animais são superprotetores com seus...

  • Orangotango.
  • Urso polar.
  • Guepardo.
  • Pinguim-imperador.
  • Golfinhos.
Continuar lendo Qual Deus do xamanismo?