Qual destino de Juma?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

O desfecho da mulher-onça na novela das 21h deverá surpreender os telespectadores; Juma terá um final feliz ao lado de Jove. Juma (Alanis Guillen) terá um desfecho surpreendente em Pantanal.

Juma pensa que Jove a abandonou, então dá espaço para José Lucas, que se instala em sua tapera e os dois passam a viver juntos por um tempo. O que ela não sabe é que já está esperando um filho de seu ex.

No último capítulo da versão original de Pantanal, o Velho do Rio finalmente tem seu esperado encontro com José Leôncio. Ali, a entidade explica por que ficou tanto tempo ausente e que a função do rei do gado agora é ser o novo Velho do Rio, para que ele "possa descansar".

O que acontece com o Velho do Rio em Pantanal? A entidade tem o seu merecido descanso e 'morre' no último capítulo da novela. Morte, na verdade, é uma força de expressão. O personagem de Osmar Prado simplesmente deixa de existir e dá a entender que voltou para o além.

José Lucas (Irandhir Santos) ficará entre a vida e a morte após ser baleado por Solano (Rafa Sieg) em Pantanal. O desaparecimento do primogênito deixará José Leôncio (Marcos Palmeira) em pânico na novela das nove da Globo. Apesar de gravemente ferido, o peão será resgatado pelo Velho do Rio (Osmar Prado) e sobreviverá.

Muda e Tibério
Após algumas crises com Tibério (Guito), Muda (Bella Campos) fica em paz após a morte de Tenório (Murilo Benício). Então, sem o desejo de vingança, a personagem volta a ter uma boa relação com o marido. Os personagens terminam felizes e morando juntos. Além disso, os dois terão um filho.

Assim como aconteceu na versão original da trama exibida em 1990, o último capítulo da novela das nove da Globo vai mostrar os casais que ficam juntos, Filó (Dira Paes) se sentindo abandonada por José Leôncio (Marcos Palmeira) e a aparição do novo Velho do Rio para os netos.

Na primeira versão da trama, exibida em 1990, Jove e Juma tiveram uma menina que foi batizada como Maria Marruá Leôncio, interpretada por Leandra Leal. A atriz, que hoje tem 39 anos, fez a sua participação em Pantanal com apenas oito anos. Ela foi escalada por sua mãe, Angela Leal, interpretada Maria Bruaca à época.

Na versão de 1990 da novela, Filó (Jussara Freire) disse que José Leôncio era o único pai que o peão teve, mas que se preocupava com o jeito que ele o tratava.

Tadeu

Tadeu sai com o cavalo atrás dos irmãos e passa Jove. Perto da linha de chegada, ele consegue alcançar José Lucas. Sendo assim, Tadeu fica com a sela de prata em Pantanal. O rapaz trata o artefato como a coisa mais valiosa que já ganhou.

Durante a conversa dos dois, o boiadeiro descobre que o velho Joventino (Irandhir Santos), morreu picado por uma cobra e reencarnou na entidade, se tornando protetor da natureza. Agora, é a vez de passar o bastão para o filho e descansar.

No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma. O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.

José Leôncio sempre soube
Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

Trindade joga Irma nos braços de peão
Assim como havia previsto antes de ir embora da fazenda, o violeiro vai voltar na hora do parto da "princesa". O "parça" do diabo fará uma aparição sobrenatural e ajudará a madame a trazer o filho ao mundo --sem ser visto por mais ninguém além da dondoca.

Em 'Pantanal', José Lucas desiste de se casar com Érica após reação inesperada do pai da jornalista. Com a consciência pesada, Érica (Marcela Fetter) resolve abrir o jogo com José Lucas de Nada (Irandhir Santos) pouco antes do casamento dos dois. A jornalista conta ao peão que perdeu o filho que esperava.

Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio (vivido por Cláudio Marzo) se casa - finalmente - com Filó (Jussara Freire), em uma festa daquelas. A cerimônia é tripla: Tadeu e Zefa, além de Zé Lucas e Irma, também oficializam o matrimônio.

Em Pantanal, Zuleica ganha crush
O chalaneiro, que terá se aposentado da profissão e vendido o barco para José Leôncio, se mostra interessado na paulistana, que corresponde à investida. O casório coletivo também vai marcar o retorno de Alcides e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) à cena.

Ele estava com uma faca perto do pênis de Alcides, ameaçando mutilar o peão. Maria afirmou seu amor pelo peão, o que deixou o ex-marido ainda mais irritado. Tenório, então, arrastou Alcides para um cômodo, e lá ocorreu o estupro com uma madeira aquecida - o que tornou o momento ainda mais traumático.