Qual destas frases acerta no emprego do gerúndio?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Resposta: A bem da verdade todas as frases postadas, EXCETO a PRIMEIRA, satisfazem a norma culta no que se refere ao uso do gerúndio, todavia, a mais adequadas entre as corretas está "As normas visam simplificar as relações trabalhistas, promovendo transparência e segurança aos trabalhadores."

Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade.
...
Gerúndio

  1. Estou levando o bolo que você me encomendou.
  2. Está estudando para melhorar profissionalmente.
  3. Está terminando a obra no apartamento.
  4. Nós estamos fazendo horas extras para concluir o projeto.
  5. Eles estão chegando ao local combinado.

Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio: As crianças estão brincando no parquinho.

Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.

O gerúndio no inglês é caracterizado pelo acréscimo de -ing ao verbo: speaking, walking, doing, making, studying, running, etc. Há algumas regras ortográficas que devem ser observadas ao acrescentar -ing aos verbos.

O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''. O verbo no Modo Indicativo em geral exprime ideias objetivas, não podendo, portanto, gerar uma dependência.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3. ª conjugação terminam em -indo.
...
Exemplos de uso do gerúndio

  1. Os alunos estão estudando matemática.
  2. Minha avó vem descendo a escada devagar.
  3. Vocês já estão indo embora?

O gerúndio, assim como as demais formas nominais, é formado pelo tema (radical + vogal temática) e, em seu caso específico, acrescido da desinência -ndo. V. Falado, corrido, aceito, entregue e escrito são exemplos de verbos flexionados no gerúndio.

Em expressões do dia a dia
Após algumas expressões do cotidiano, como “it's worth”, “can't help”, “look forward to”, “what about”, “it's no use”, “in spite of”, “to be excited about” e “how about”, é regra usar o gerúndio em inglês. Veja alguns exemplos: It's worth going there.

Usamos estar + gerundio para fazer referência à atividade que realizamos no momento de falar ou em um período concreto de tempo. Esta perífrase pode vir acompanhada de certas expressões temporais como: ahora, en este momento, en estos momentos, esta semana, este mes, este año…

Os verbos no gerúndio devem ser empregados em situações específicas: nas orações adverbiais para indicar circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras.

Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.

O gerundismo é considerado um vício de linguagem, ou seja que utiliza o gerúndio de modo diferente do que é considerado pela norma culta (padrão) do idioma. Contudo, atualmente o gerundismo virou um modismo.

Resposta. Resposta: A ideia de que os fatos ainda estão ocorrendo.

A alternativa em que o gerúndio está colocado de forma correta é a D ("Quando voltei para casa, Felipe estava jogando videogame."), pois expressa um sentido de ação no presente em andamento.

“Vou estar fazendo” é o jeito informal de dizer “estarei fazendo”. Ambos são igualmente corretos, estruturas perfeitas (e canônicas) da língua portuguesa. Nesse caso, a pessoa deixou claro que no horário mencionado a ação de fazer prova estará em curso, portanto o uso do gerúndio está impecável!

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.