Qual desses erros de ortografia que ocorre em fases iniciais da aprendizagem?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Um erro de ortografia particularmente comum na fases iniciais da aprendizagem do português brasileiro é o erro na escrita de fonemas vocálicos devido à forma como certos fonemas são pronunciados, por exemplo a escrita de sorveti em vez de sorvete, assim como o que está sendo apontado pela alternativa C.

Quais são os tipos de informação que, uma vez aprendidos, tornam a ortografia muito mais previsível? Origem e história das palavras.

Isso se dá pelo desconhecimento das diferenças entre língua oral e língua escrita. É mais frequente em falantes de variedades linguísticas mais afastadas da língua padrão, o que as leva a escrever, por exemplo, muié (mulher).

A dificuldade na competência ortográfica da criança surge quando esta não consegue incorporar as facetas da linguagem escrita e não consegue interagir com idioma escrito em toda a sua multiplicidade textual, isto é, não consegue aprimorar habilidades que já possui e desenvolver novas capacidades acerca da apropriação ...

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

– Silábico-alfabética:
Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética. É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra.

No Ciclo de Alfabetização, o ensino de Língua Portuguesa encontra-se geralmente organizado em torno de quatro grandes eixos de ensino: (i) leitura de textos; (ii) produção de textos; (iii) oralidade e (iv) conhecimentos linguísticos.

Sistemas de escrita: Grafema, Silabário, Alfabeto (Abjad, Alfasilabário ou abugida). Regras de ortografia: Pontuação, Ordem alfabética, Maiúscula, Minúscula, Diacrítico. Sistemas ortográficos: Ortografia da língua espanhola, Ortografia da língua portuguesa.

Possui dois tipos de ortografia: fonética e etimológica.
Ortografia etimológica – um mesmo som pode corresponder a diversas letras e cada letra ou grupo pode corresponder a diversos sons, dependendo da história, da gramática e dos usos tradicionais.

Muitos pais e educadores mostram preocupação com os erros de ortografia dados pelos seus educandos, mesmo em palavras de uso corrente.

  1. Ler e escrever com regularidade. ...
  2. Consultar um dicionário sempre que haja dúvidas. ...
  3. Classificar o tipo de erros. ...
  4. Evitar exercícios com palavras incorretas.

A ortografia é a parte da Gramática que se preocupa com o uso correto de letras e sinais gráficos na escrita de um idioma. No português, a forma de escrever certas palavras, muitas vezes, está associada a questões etimológicas ou históricas. Em outros casos, há regras, como, por exemplo, para o uso de “s”, “z” e “x”.

Disortografia e disgrafia são transtornos que afetam a escrita e cujos sinais podem ser identificados por professores em sala de aula. O primeiro está relacionado a uma dificuldade na aprendizagem de ortografia, gramática e redação – no nível da palavra, da frase e/ou do texto.

Como se desenvolve a memória ortográfica? Em conjunto com a consciência da estrutura interna das palavras – os seus sons, sílabas, constituintes significativos, bizarrias, história, etc.

Na grande maioria das escritas alfabéticas: • Há correspondência termo a termo entre letras e som. Cada letra corresponde apenas a um fonema. Um mesmo fonema pode corresponder a diferentes letras ou conjuntos de letras (grafemas).