Qual dessas articulações não corresponde ao tipo correto de articulação?

Perguntado por: dagostinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

18 resposta(s) Resposta correta letra c - Osso esfenoide e osso occipital – sincondrose.

O quadril é uma das estruturas mais complexas da anatomia humana. É a estrutura responsável por sustentar o peso do corpo, estando conectado diretamente aos membros inferiores. Apesar de ser uma articulação classificada como anfiartrose, pois possui a sínfise púbica, acaba tendo uma movimentação muito restrita.

  • Articulações sinoviais.
  • Articulações fibrosas.
  • Articulações cartilaginosas.

Com base na classificação histológica, os três tipos de articulações no corpo humano são fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

Osso hioide

Osso hioide: é um osso sem articulação que fica localizado entre a mandíbula e a laringe, na região do pescoço. Vértebras: são os ossos que formam a coluna vertebral, a qual está relacionada com a proteção da medula espinhal.

A articulação sinovial inclui os joelhos, a coxofemoral e a articulação temporomandibular (que une o crânio e a mandíbula), dentre outras. As superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem do tipo hialina, que confere resistência à superfície articular.

Trata-se de uma articulação sinovial do tipo gínglimo ( dobradiça ). A articulação é composta por três estruturas ósseas: Tíbia, Fêmur e Patela. E duas articulações em sua cápsula articular: Articulação tibiofemoral e patelofemoral.

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

A articulação do tornozelo, também conhecida como articulação talocrural, permite a dorsiflexão e a flexão plantar do pé. É constituída por três articulações: articulação superior do tornozelo (tibio-társica), articulação talocalcaneonavicular e articulação subtalar.

Tipos de articulações
Sinartroses: são as articulações fibrosas que se situam entre um osso e outro. Sua principal característica é a falta de mobilidade, pois elas são fixas. Exemplos dessa sarticulações são as presentes no crânio, dentes e maxilar. Anfiartroses: são as articulações cartilaginosas, semimóveis.

São três as articulações do quadril: sínfise púbica; a coxofemoral e a sacro-ilíaca, que consiste na união entre o osso sacro e os dois ilíacos.

Diartroses ou articulações sinoviais são articulações móveis, formadas por cartilagem hialina, no encontro de dois ossos com líquido sinovial (água com proteoglicanos, glicosaminoglicanos similar ao plasma) mantido por uma membrana sinovial formada por fibrocartilagem.

Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.

Articulações são as junções entre dois ou mais ossos. Algumas articulações normalmente não se movem, como as localizadas entre as placas do crânio. Outras articulações permitem uma ampla e complexa gama de movimentos. A configuração de uma articulação determina o grau e o sentido do movimento possível.

As articulações podem ser classificadas, em mono axial, biaxial e tri axial. Quando uma articulação realiza movimento apenas em torno de um eixo diz que é mono axial, ou seja, apresenta um grau de liberdade de movimento. Assim as articulações que só permitem flexão e extensão como a do cotovelo, são mono axiais.

A ligação entre estribo e bigorna é a menor articulação do corpo humano.

As vértebras estão ligadas entre si por 2 tipos de articulações: disco- vertebrais e as interapofisárias. As disco-vertebrais são articulações cartilaginosas formadas pelos corpos e discos intervertebrais, sendo especialmente adaptadas e amortecer e redistribuir o peso.

As principais articulações sinoviais estão presentes no ombro, joelho, cotovelo, quadril, entre outros.