Qual desculpa dar para sair do trabalho?

Perguntado por: ndrumond . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Top 10 mentiras que contamos para não trabalhar

  • Estou me sentindo doente: 84% dos respondentes já usaram essa desculpa falsamente ao menos uma vez.
  • Emergência familiar: 65%
  • Tenho um problema pessoal: 60%
  • Tenho uma consulta com dentista/médico: 60%
  • Meu carro quebrou: 48%

É o caso de quando o trabalhador precisa ir ao médico, o que deve ser justificado no dia posterior à saída antes da hora por meio do atestado médico. Você pode fazer uma cópia do atestado, entregar ao setor de RH da sua empresa ou ao seu empregador diretamente e guardar a cópia original para qualquer eventualidade.

Seja claro, direto e breve ao explicar sua necessidade em ficar em casa. Ao conhecer o seu chefe e ter uma ideia de como ele reage em relação à ausência ao trabalho por motivos de saúde, você terá uma melhor ideia de quantos detalhes você precisará fornecer a ele sobre sua doença, seus sintomas etc.

Encontre palavras claras e precisas, nunca provocadoras! Um bom pedido de desculpas deve deixar evidente que o autor do erro tem consciência do que aconteceu. Muitas vezes, o que a pessoa ofendida deseja é que o outro assuma a responsabilidade, além do compromisso de que o fato não se repetirá.

Declare qual foi o seu erro. Agora que já reconheceu que se equivocou, diga qual a razão do pedido de desculpas e porque foi algo errado. Seja objetivo e descritivo, expondo tudo que não fez de certo; desta maneira, a pessoa que receberá a carta irá entender de verdade suas ações.

O ideal é combinar um horário para conversar a sós com seu superior e explicar as suas razões com objetividade, sinceridade e humildade, ingrediente que não pode faltar nessa conversa. Outra dica importante: jamais critique qualquer pessoa ou qualquer aspecto da empresa que tenha contribuído para a sua decisão.

Se o motivo da sua saída foi realmente para buscar novos desafios ou até mais qualidade no trabalho, deixe isso bem claro. Mostre, por exemplo, que você é um profissional proativo e que seu emprego antigo não proporcionava mais as condições necessárias para você crescer profissionalmente.

Algumas simples mudanças de postura podem fazer chefes e superiores interpretarem nossas falhas de um ponto de vista diferente.

  1. Antes de tudo, sem "mas" ...
  2. Avise que errou, e seja rápido. ...
  3. Apresente uma saída. ...
  4. Não exagere nas desculpas. ...
  5. Explique como você evitará uma próxima vez.

Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de 5 (cinco) minutos, observado o limite máximo de 10 (dez) minutos diários (Artigo 58, § 1º, da CLT).

Como dizer não educadamente ao seu chefe em 5 passos

  1. 1 – Não responda imediatamente.
  2. 2 – Dê uma justificativa válida.
  3. 3 – Sempre ofereça uma alternativa.
  4. 4 – Demonstre empatia.
  5. 5 – Finalize a conversa de forma firme.

Confira a seguir sete dicas para sair de seu emprego e buscar novas experiências:

  1. Analise sua situação. ...
  2. Sonhe grande. ...
  3. Despesas. ...
  4. Explore as opções. ...
  5. Arrisque e se candidate. ...
  6. Saia do antigo emprego. ...
  7. Explore suas paixões.

Veja a seguir 3 tópicos de como dispensar um cliente educadamente:

  1. Trabalhe o relacionamento e tenha uma conversa franca. ...
  2. Tenha certeza de que é preciso demitir o cliente. ...
  3. Corte o mal pela raiz.

Seja clara sobre sua decisão, mas não precisa ser esmagadoramente honesta sobre seus motivos. “Me desculpe, mas acho que não somos compatíveis” ou “não acho que teríamos um bom relacionamento” são respostas bem melhores do que “eu não acho você atraente”, ou “você é muito chato”.

“Quebrei o meu braço enquanto lutava com uma (sim, uma) halterofilista.” “Meu uniforme está apertado demais, então não posso trabalhar.” “Algumas das minhas unhas falsas caíram, e vou ter que faltar para colocar novas no lugar.” “Meu carro não tem combustível suficiente para eu dirigir até o trabalho.”

Desculpas esfarrapadas que as pessoas medíocres dão: “Não tenho dinheiro” – Não conheço árvore que dá dinheiro e nunca vi cair do céu. Só conheço uma forma de ter dinheiro, trabalhando!

Reconheça o que você fez de errado.
Assim, ela saberá que você entende onde errou e que pensou a fundo em como as suas ações a afetaram. Diga algo como “Desculpa por ter rido da sua roupa, ontem. Foi muita grosseria e falta de respeito. Eu não devia ter dito aquilo”.

Se deixei você chateado, se fiz seu coração doer, se fiz uma lágrima correr em seu rosto, por favor, me desculpa! Me desculpe por todo sofrimento que lhe causei, prometo que vou melhorar. Falhei miseravelmente e estou com vergonha disso. Me perdoe, eu imploro.

Desculpa está conjugado na 2ª pessoa do singular - tu. Desculpe está conjugado na 3ª pessoa do singular - você. Assim, devemos utilizar desculpa quando a frase concorda com o pronome tu e desculpe quando a frase concorda com o pronome você, estando as duas formas corretas.

Pode ser que os motivos para sair da empresa atual estejam relacionados a problemas de relacionamento com superiores, sobrecarga de tarefas ou um salário defasado em relação ao mercado. No entanto, é preciso cuidado para não transformar isso em um momento de desabafos e lamentações.

Para ajudar, veja motivos frequentes para sair da empresa e como justificar eles: Falta de crescimento: para que um trabalhador fique engajado em sua atividade, ele precisa ver que está progredindo. Falta de progresso profissional causa insatisfação.

Após explicar que você foi demitido, dê o contexto em que a demissão ocorreu, seja por necessidade de corte de custos, por precisarem de outros tipos de habilidades, entre outros. Procure não se mostrar irritado com o antigo empregador, colocando as emoções de lado e respondendo diplomaticamente a pergunta.