Qual descendência da família Silva?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

II. O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes.

1612

Oficialmente quem deu início à família Silva no Brasil foi um alfaiate: Pedro da Silva, que chegou ao Brasil em 1612.

O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).

Os Silva(s) vão buscar as suas armas de brasão à casa dos reis de Leão e são compostas por um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura ou vermelho que se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o referido leão do escudo.

Mais uma vez, o governo português é enfático ao afirmar que o simples fato de ter um sobrenome português não dá direito à cidadania. Uma lenda que já se espalhava há décadas, e que, obviamente, gerava uma série de transtornos, tanto para os requerentes como para o próprio governo português.

Gente que veio da floresta
Quinze séculos depois, quando chegaram ao Brasil, grande parte deles tinha o sobrenome Silva. Sua difusão acabou sendo incrementada pelos escravos, que chegavam aqui com apenas um nome, escolhido por padres durante as viagens nos navios negreiros.

Por se tratar de um antigo território romano, a Itália herdou muitos destes sobrenomes do antigo império, com a evolução linguística Silvius passou a se pronunciar Silva. O nome significa selva e se refere às pessoas que viviam em florestas, bosques ou no meio silvestre.

A primeira forma, e a mais básica, é pelo seu sobrenome. Por passar de geração em geração, o seu sobrenome pode dizer qual a sua descendência. Sobrenomes como: Silva, Santos, Gomes, Sousa, Dias, Oliveira, são os mais comuns dos portugueses. A segunda forma de descobrir é fazendo uma breve pesquisa pela sua família.

O Family Search é um site internacional, ligado ao maior acervo genealógico do mundo. Basta você fazer o seu cadastro nele e preencher os dados pessoais, bem como o nome, a data e o local de nascimento e casamento e, também, a data de falecimento de seus familiares.

A comunidade negra “Família Silva” situa-se no bairro Três Figueiras, município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e ocupa um terreno de 4. 445,71 m2.

Sobrenomes no Brasil
Foi somente no século XIX que os registros civis tornaram-se padrão no Brasil e passaram a incluir sobrenomes nas certidões de nascimento. Até a abolição da escravidão em 1888, os escravos também não tinham sobrenomes.

O que se sabe é que “silva” é uma palavra de origem latina e o seu significado é selva. O nome foi disseminado na Península Ibérica, principalmente Portugal. Muitos portugueses, sem ter “Silva" como sobrenome originário, o adotaram no Brasil, prática também de muitos escravos libertos.

Wang

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

5,073,774 pessoas

Então, confira ranking dos 10 sobrenomes com maior incidência no Brasil. De acordo com o Forebears eles são os seguintes: Silva – 5,073,774 pessoas.

Silva: Significa "floresta", "selva" ou "bosque".

Nesse caso, seu nome seria abreviado como SILVA, F.L. da. nas bases de dados, conforme o padrão vigente. Eu, por exemplo, assim como qualquer pesquisador, se pegasse um trabalho seu com seu nome completo, iria citá-lo no meu texto como SILVA, F.L.