Qual derivado de gol?

Perguntado por: areis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Flexões: gols (plural), golaço (aumentativo). Imagem: 1.

golgo (adjetivo) -

Substantivo derivado de "flor": floricultura, floral, florista.

Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

As palavras que não são originárias de outras são classificadas como substantivos primitivos: casa, livro, folha, pedra, carta, dente, chuva, sapato. Já as palavras que derivam de outras são classificadas como substantivos derivados: casarão, livraria, folhagem, pedreiro, carteiro, dentista, chuvisco, sapateiro.

açucareiro (do substantivo primitivo açúcar)

Um substantivo derivado de “chuva” é “chuvisco”. Um substantivo derivado de pedra é “pedregulho”. Um substantivo derivado desapato” é “sapateiro”.

Exemplos de substantivos derivados para essas palavras são: Chuva – Chuvisco, Pedra – Pedregulho, Sapato – Sapateiro, Fruta – Frutaria , Tinta – Tinteiro, Terra – Terraço.

A palavra 'gol', em português, vem da palavra inglesa 'goal', e nós a adaptamos à nossa grafia. No entanto, há uma curiosidade: o plural continua à inglesa: 'gols'.

Etimologia (origem da palavra gol). A palavra gol deriva do inglês "goal", com o sentido de meta.

O nome Gol veio da convenção da Volkswagen de chamar seus veículos com associações a esportes, como Polo, Golf e Derby, homenageando, assim, a paixão do brasileiro pelo futebol. A palavra começou por se escrever como em inglês, às vezes com um hífen («foot-ball»), mas acabou por se adaptar à escrita portuguesa.

Da mesma família semântica de rio e riacho, há as palavras seguintes: Ribeiro – pequeno rio, mas mais largo que riacho. Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra.

Tem os derivados Pedrada, Pedrado, Pedrados, Pedraído, Pedrainho, Pedrais, Pedral, Pedralhos, Pedrança, Pedranceira, Pedrancha, Pedrão, Pedraria, Pedrarias, Pedras, Pedreda, Pedrega, Pedregães, Pedregal, Pedreganejo, Pedrego, Pedregões, Pedregosa, Pedregosinha, Pedregoso, Pedregueira, Pedregulhais, Pedregulho, ...

Existem diversas palavras derivadas de dente, como dentista, dentadura, dentição, dentinho, dentina e dentuço.

A derivação ocorre quando morfemas (prefixos e sufixos) são unidos ao radical da palavra primitiva para originar outras palavras na língua portuguesa. A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas.

FELIZ:felizmente,infelizmente,infelicidade,felicidade. o substantivo derivado é quando uma palavra surgiu a partir de outra,com a palavra jardinagem é derivada de jardim... Que teve os seus desejos concretizados; contente. Que obteve um resultado favorável; vantajoso. Que expressa alegria; alegre.

A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

Avião tem como palavras da sua família1: aviação, aviador, aviãozinho, aviatório, aviacionismo, avioneta, aviónica e hidroavião.

O substantivo derivado de folha são palavras que tem sua origem a partir da palavra “folha”, nesse caso, são substantivos derivados as palavras: folhagem, folhetim, folheto e folhinha.