Qual dente substitui o segundo molar decíduo?

Perguntado por: nveiga . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Os primeiros e segundos molares decíduos são substituídos pelos primeiros e segundos pré-molares. Entre os 10 e 11 anos de idade, irrompem os primeiros pré-molares superiores, enquanto os primeiros pré-molares inferiores irrom- pem ao redor dos 11 anos de idade.

É preciso mencionar que os primeiros molares permanentes aparecem aos 6 anos. Eles ficam posicionados atrás do segundo molar decíduo (último dente de leite), sem que exista troca. Ou seja, tratam-se de dentes permanentes e, portanto, não caem.

A substituição dos molares decíduos e caninos, da dentição mista, por dentes permanentes inicia aos 10 anos, quando caem (esfoliam) os Primeiros Molares decíduos e erupcionam os Primeiros Prémolares permanentes.

Com 6 meses de idade, dois dentes incisivos superiores erupcionam nos bebês e, em seguida, surgem os outros dois inferiores. Um mês depois, geralmente, nascem os quatro caninos. Por fim, os quatro molares inferiores e os quatro superiores encerram o ciclo de nascimento dos decíduos.

As crianças geralmente perdem o seu primeiro dente por volta da idade de 6 ou 7, e eles perdem o último dente, que é o segundo molar, com a idade de 12 ou 13 anos. Um dente pode levar alguns dias, ou mesmo até alguns meses, para cair depois de você ou seu filho terem percebido que ele está mole.

Eles consistem em 3 dentes que nascem em épocas diferentes e recebem os seguintes nomes: 1º dente molar, nasce no período dos 6 aos 7 anos; 2º dente molar, nasce no período dos 11 aos 13 anos; 3º dente molar, também conhecido como dente do siso, nasce no período dos 15 aos 23 anos.

Figura 18: O segundo molar permanente erupciona em torno dos 12 anos e evolui em paralelo com a zona de suporte. Por volta dos 10-12 anos erupcionam os primeiros pré-molares e o canino inferior. De seguida erupcionam os segundos pré-molares e o canino superior aproximadamente entre os 11 e 12 anos.

Os primeiros molares decíduos inferiores e superiores cairão aos 9 ou 10 anos e os segundos molares decíduos inferiores e superiores aos 10 ou 11 anos. Por último serão substituídos os caninos inferiores, aos 9 ou 11 anos e os caninos superiores aos 12.

Molares: No fundo da boca localizam-se os dentes molares, sendo também quatro no arco superior e quatro no inferior. São utilizados para triturar e mastigar os alimentos, correspondendo ao último processo pelo qual o alimentos passa antes de ser engolido.

Esses dentes serão utilizados até os seis anos, quando começa a fase de troca dos decíduos pelos permanentes. Além dos 20 dentes de leite a serem substituídos, a criança ganhará, até o fim da adolescência, outros 12 dentes — contando os quatro dentes sisos, que costumam nascer por volta dos 18 anos.

Em torno dos 15 meses de vida, saem os primeiros molares superiores; a seguir, os inferiores; depois, os caninos; e, aos 18 meses, os segundos molares inferiores, seguidos pelos segundos molares superiores, aos 24 meses.

O 1º pré-molar inferior tem a raiz mais curta, com ápice pontiagudo, enquanto o 2º pré-molar inferior tem raiz mais longa e o ápice obtuso.

Quando comparados aos permanentes se apresentam em menor tamanho e possuem as raízes mais curtas, além de não possuir os pré-molares e sisos.

O tratamento que será realizado irá depender de qual situação se encontra o dente da criança, podendo ser indicada restauração com materiais próprios para esses dentes de leite com cárie. Pode ser indicado também tratamento endodônticos, onde o odontopediatra retira o nervo do dente ou o próprio dente em si.

De 12 a 13 anos: segundos molares superiores. De 17 a 21 anos: terceiros molares superiores e inferiores (ou dentes do siso)

Os primeiros molares (54,64,74 e 84) nascem ANTES dos caninos, por volta de 1 ano de idade até 1 ano e 4 meses. Os segundos molares (55,65,75 e 85) nascem DEPOIS dos caninos por volta dos 2 anos até 3 anos de idade. Assim finaliza-se a primeira dentição, a dentição decídua.

Qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar) pode ser extraído. A extração pode ser necessária em decorrência de diversos problemas odontológicos. Qual é a diferença entre canal do dente e extração?

Há os primeiros e segundos molares e cada um deles caem e nascem em ordens diferentes. Todo esse processo pode durar entre os 7 e 13 anos, variando muito de uma criança para a outra.

Os dentes de leite que não caem são os dentes molares, isso significa que nenhum deles possui um substituto. Desse modo, esse é o motivo do dente do siso não nascer novamente após sua extração.

14- Ponte de esmalte:
Os elementos dentários em que é melhor observada são os primeiro pré-molar inferior e primeiro molar superior.