Qual dedo o proctologista usa?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

O toque retal é feito com o dedo indicador protegido por luvas, com o auxílio de pomada anestésica, a qual é aplicada antes de se introduzir o dedo.

O médico proctologista, durante o exame físico, realiza a inspeção anal, onde se detecta as hemorroidas externas e os plicomas. Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas.

O médico insere um dedo no ânus, utilizando luva e lubrificante, e analisa a região por cerca de 10 segundos. Pode ser solicitado que o paciente faça força, semelhante à utilizada ao evacuar, para relaxar a musculatura e permitir uma análise mais eficiente.

O exame da anuscopia serve para examinar toda região perianal e canal anal. Com o paciente deitado de lado ou com os joelhos apoiados na maca, inicia-se a INSPEÇÃO ANAL. Neste momento o proctologista vai olhar e palpar toda a região do períneo em busca de anormalidades.

Para que o médico faça a observação é preciso que o reto esteja limpo. Daí, a importância de o paciente se preparar com uma lavagem intestinal em casa. Ao agendar a consulta, o paciente recebe o nome de um medicamento que deve ser comprado na farmácia.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.

Dor e/ou ardência: é de fato um sintoma muito comum. Ocorre principalmente durante e/ou depois da evacuação. Inchaço e/ou nódulos: é comum que apareçam pequenas saliências que se assemelham a nódulos e que podem aumentar ou sumir com o tempo. O inchaço na região também é, de fato, muito comum.

Existem pomadas que possuem propriedades analgésicas, secativas, vasoconstritoras e anti-inflamatórias que são muito utilizadas no tratamento das hemorroidas como, por exemplo, a Hemovirtus, Ultraproct ou Proctyl.

Consiste na introdução do dedo indicador do médico especialista, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente.

O exame de toque na gravidez dói? Algumas mulheres relatam dor durante o exame de toque. Outras, sentem apenas um leve desconforto devido à pressão dos dedos no colo do útero. Em alguns casos, podem ocorrer sangramentos, mas é uma reação normal.

A próstata não tem nenhuma relação com o o reto (porção final do instinto) ou com o canal anal. Como o reto é encostado na parte de trás da próstata, introduzindo o dedo coberto com uma luva lubrificada pelo ânus, conseguimos avaliar a próstata.

O exame proctológico pode ser feito no próprio consultório, apesar de ser um pouco desconfortável para o paciente. Ele é bastante necessário porque é possível verificar o ânus e identificar se existem hemorroidas externas, fissuras anais ou doenças proctológicas que provocam coceira.

Em geral, estes são os casos que, mesmo o paciente apresentando hemorroidas ou mesmo uma fissura anal, o exame de colonoscopia deve ser feito de forma preventiva. Em alguns casos, o preparo para o exame pode piorar alguns sintomas, bem como a passagem do aparelho, por mais que seja feita com cuidado.

O exame proctológico é o exame realizado pelo coloproctologista no consultório para diagnosticar as alterações na região do ânus e do reto. Além do toque retal, avaliamos a parte interna do ânus e reto com pequenos tubos para diagnosticar possíveis lesões.

Câncer de cólon: sinais e sintomas
Os sintomas mais comuns são: Presença de sangue nas fezes. Dores abdominais. Dores ao evacuar.

Para confirmar a doença, são feitos em conjunto o exame físico, a colonoscopia e a biópsia. Como parte do exame físico, o médico apalpa o abdômen em busca de massas ou órgãos aumentados e, se necessário, realiza o exame de toque retal.

A trombose hemorroidária externa é um nódulo doloroso na margem do ânus, de cor arroxeada, normalmente de início súbito e é popularmente conhecido como “crise de hemorroida”.