Qual decúbito não é recomendado?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 20 votos

Nesse sentido, deve-se evitar posições deitadas que aumentem a pressão, tais como estar em decúbito lateral com uma angulação do quadril de 90° ou ficar semi-reclinado (angulação do quadril menor que 30º).

Veja a seguir!

  • Decúbito dorsal. ...
  • Posição de Trendelenburg. ...
  • Decúbito ventral. ...
  • Posição de Fowler. ...
  • Decúbito lateral (esquerdo ou direito) ...
  • Posição de Sims. ...
  • Posição de Proclive.

Para prevenir escaras, deve-se realizar a mudança de decúbito regular, ou seja, alternar a posição no leito a cada duas horas ou menos, conforme indicação profissional. Proteger as proeminências ósseas com coxins (almofadas ou toalhas enroladas) também ajuda a evitar a pressão nos locais mais propícios a escaras.

O que é a posição de Fowler? Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°. Nesse posicionamento, o corpo fica alinhado à cama ou mesa cirúrgica, com os joelhos levemente elevados, mais baixos que a cabeceira.

Decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima) Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito)

Posição utilizada especialmente para observação ou cirurgia ginecológica. Consiste em colocar o indivíduo em decúbito dorsal com a bacia mais elevada do que os ombros e a cabeça.

Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

A posição ideal para dormir, que mais beneficia o aparelho locomotor, principalmente a coluna vertebral, é sobre o lado esquerdo do corpo (decúbito lateral) com um travesseiro entre as pernas e um outro da largura do ombro posicionado na cabeça, de modo que a cabeça não fique elevada e muito baixa.

Decúbito lateral
Essa é a posição na qual o corpo está deitado de lado, virado para a esquerda ou para a direita. A postura mais recomendada pelos especialistas para ter uma boa noite de sono é justamente a de decúbito lateral, com um travesseiro entre os joelhos.

Posição em decúbito ventral ( barriga voltada para baixo), manobra utilizada para combater a hipoxemia nos pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. Posição em decúbito dorsal ou supina, onde a pessoa deita com a barriga voltada para cima.

A adesão à recomendação de manter o decúbito elevado foi definida como a manutenção de decúbito acima de 30 graus para cada observação.

Evitar agravos ou complicações dos pacientes acamados ou restritos ao leito.

Na posição prona ou decúbito ventral o paciente fica deitado de bruços sobre o abdome, com a cabeça voltada para um dos lados. As medidas de sustentação para o paciente nessa posição incluem a utilização de travesseiros e almo-fadas, conforme a necessidade.

Posição ginecológica (ou de litotomia) É utilizada para o acesso aos órgãos pélvicos e geni tais. O paciente é colocado em posição dorsal; a seção dos pés da mesa cirúrgica é abaixada completamente, e os membros inferiores são elevados e abduzidos em perneiras metálicas, para haver exposição da região perineal.

Posição de Trendelenburg reversa ou proclive: nesse posicionamento o paciente é colocado na posição dor- sal de maneira que a cabeça fique em um nível mais elevado que os pés. Destacam-se como áreas potenciais de pressão: regiões occipital, escapular, sacrococcígea e dos calcâneos.

Posição de Sims é uma variação do decúbito lateral, em que o paciente afasta um pouco as pernas, flexionando a que estiver por cima. Parece complicado, mas não é. Basta lembrar que o decúbito lateral se refere à pessoa deitada de lado, seja voltada para a direita ou esquerda.