Qual data colocar no cheque?

Perguntado por: earagao6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Por exemplo: se a ordem de pagamento for realizada por alguém que está na cidade de São Paulo no dia 01 de outubro de 2021, deverá constar no cheque, no campo específico para a data: “São Paulo, 01 de outubro de 2021”.

A data escrita serve mais como um parâmetro de quando é melhor para o cheque ser depositado, além de que os bancos aceitam o dinheiro independentemente da data que está escrita na folha.

O cheque pode ser depositado mesmo tendo uma data futura ? Pode, é que o cheque é considerado uma ordem de pagamento à vista. E o banco, não pode recusar a recebê-lo ? Não.

Na apresentação do cheque pré, antes da data aprazada, duas coisas podem acontecer: o cheque ter fundos e ser pago; ou o cheque não ter fundos e ser devolvido pelo banco. Em ambos os casos o consumidor é prejudicado.

O cheque é uma ordem de pagamento à vista e pode ser descontado a qualquer momento a partir da emissão.

Para depositar um cheque:
O cheque deve estar cruzado, com a indicação de beneficiário (cheque nominal), e o número de agência e conta do beneficiário no verso.

Você deve então assinar o cheque no verso, colocando também os seus dados, como endereço e telefone. Esse procedimento evita transtornos para quem recebe o cheque endossado. Caso não tenha fundos no banco, o dono do supermercado deverá procurar quem endossou o cheque, ou seja, você, que assinou no verso do cheque.

Como preencher o cheque nominal
No campo “Pague por este cheque a quantia de: ”, deve ser preenchido com o valor por extenso. Lembrando que a letra precisa ser legível e no idioma português. E para evitar fraudes, coloque entre parênteses o valor escrito por extenso. Por exemplo: (trezentos e cinquenta reais).

Caso o cheque seja preenchido com a data errada, ele só será compensado normalmente se houver comprovação, de fato, de que houve um equívoco no preenchimento. Caso contrário, o cheque será devolvido.

“Prestem atenção! Ao escrever a data em qualquer documento no ano que está por vir, 2020, nós deveremos escrever no formato completo, ex: 31/01/2020 e não 31/01/20, porque qualquer pessoa poderá alterar essa data entre 31/01/2000 até 31/01/2019, qualquer data entre esses anos, o que lhe for conveniente.

O que é cheque pré-datado? Trata-se de um cheque comum, entretanto ele é preenchido com uma data futura. Ou seja, quando você deseja comprar a prazo e coloca, na parte de baixo da folha do cheque a data que você deseja que o valor seja compensado.

Em “pré-datado” se está a informar que a data foi fixada previamente, isto é, anteriormente ao vencimento, o que ocorre de fato. Enquanto isso, em “pós-datado” se informa que a data de vencimento é posterior à data de emissão, o que também é verdade.

O cheque que é depositado dentro do horário de atendimento da agência fica bloqueado no dia do depósito + 1 dia útil. E se tiver algum feriado na cidade de origem do cheque ou um feriado nacional, tem mais 1 dia útil de bloqueio.

Cheques pós-datados são cheques emitidos com a finalidade de fazer e receber pagamentos em uma data futura. Consequentemente, a verificação não pode ser descontada até a data especificada.

O cheque pré-datado funciona como uma forma de agendar um pagamento e parcelar uma compra mesmo utilizando um cheque como modalidade de pagamento. Cada parcela terá a sua folha de cheque respectiva e nela irá conter a data em que o valor será descontado.

O valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) é desproporcional ao caso concreto, observadas as suas peculiaridades, impondo-se a sua majoração para o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Endosso para depósito
Nesse caso, é preciso escrever a observação “apenas para depósito” no verso do cheque, o que impede que o valor dele seja sacado na boca do caixa. Aqui, é importante que conste o nome do novo beneficiário também. Assim, só ele poderá acessar o montante do cheque, e apenas por meio de depósito.

Dois dias úteis é uma boa estimativa se você estiver se perguntando quanto tempo leva para um cheque ser compensado. Mas o período exato de tempo dependerá do tipo de cheque, do valor do cheque e de há quanto tempo você tem uma conta em sua instituição financeira.