Qual das frases cego e um adjetivo?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

“Cego” ainda pode aparecer como um adjetivo, como na frase: “Eu fiquei cego de paixão”.

abandonado (adjetivo) -

Para se referir a uma pessoa com perda total da visão ou com pouquíssima capacidade visual, isto é, com cegueira, utilizamos a palavra cego.

É considerado cego ou de visão subnormal aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa que possa determinar formas a curtíssima distância.

Cego: substantivo e adjetivo
A palavra cego tem sua origem na palavra em latim caecus, devendo assim ser escrita com a consoante inicial c. Todas as palavras cognatas de cego deverão também ser escritas com c no início.

Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.

Os tipos de adjetivos
Adjetivo Simples - apresenta somente um radical. Exemplos: pobre, magro, triste, lindo, bonito. Adjetivo Composto - apresenta mais de um radical. Exemplos: luso-brasileiro, superinteressante, rosa-claro, amarelo-ouro.

Adjetivo é a palavra que acompanha o substantivo, atribuindo-lhe características, modos de ser e estado. Quando dizemos “Este computador é ágil”, estamos qualificando o substantivo "computador" com o adjetivo “ágil”.

Os Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, indicando uma qualidade, defeito, estado, condição, etc. Eles podem aparecer antes ou depois do substantivo. “Aquele prédio é antigo” – nesta frase o adjetivo é antigo, pois caracteriza o substantivo prédio.

Um adjetivo é uma palavra que caracteriza um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Em “casa velha”, o adjetivo velha caracteriza o substantivo casa. Em “prédio antigo”, o adjetivo antigo caracteriza o substantivo prédio.

Adjetivos são a classe de palavra que serve para caracterizar seres e coisas. Podem ser classificados como simples, compostos, primitivos, derivados ou pátrios. Flexionam em gênero, podendo ser uniformes ou biformes. Flexionam em número, podendo ser no singular ou plural.

Origem etimológica:latim caeco, -are, cegar.

O ponto cego é uma área em que o motorista não consegue visualizar enquanto dirige um veículo. Quando não se tem o controle desse ponto, situações como acidentes e ultrapassagens perigosas podem ocorrer.

“Você se faz de cego”. As pessoas usam essa expressão como se o fato de alguém ser cego o impedisse de perceber coisas óbvias e evidentes da realidade justamente pela a incapacidade de ver. Ou seja, frase completamente capacitista. O fato de percebermos o mundo de forma diferente não nos faz menos capazes!

Normalmente, as principais causas de cegueira são erros de refração não corrigidos e catarata. Além disso, problemas como glaucoma, degeneração relacionada à idade, retinopatia diabética e opacidade corneada também podem ser citados como exemplos de causas.

Cegueira total: visão nula. Não é possível perceber nem mesmo projeções de luz. Cegueira noturna: dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz. Cegueira infantil: deficiência visual em crianças.

Algumas percebem luz, vultos e contrastes, mas não distinguem cores. Entre as pessoas totalmente cegas, há as que deixaram de enxergar ao longo da vida. Algumas mantêm as memórias visuais, mas outras as perdem. Há também as que nunca viram e não se deve pensar que estas veem preto.

Dentro da escala, há 5 categorias de deficiência visual. Os graus 3, 4, e 5 definem diferentes tipos de cegueira: parcial, legal e total. Apenas no tipo total o indivíduo não possui nenhuma percepção de luz.

Para Bavcar (2003), a cegueira desloca o olhar físico através do corpo inteiro, pois para uma pessoa cega, é todo o corpo que de alguma forma se torna órgão da vista já que qualquer parte do corpo pode olhar de perto um objeto que lhe seja exterior.

O adjetivo é uma classe de palavras que tem a função de acompanhar e caracterizar o substantivo. O adjetivo serve para indicar uma característica de algo ou de alguém. Adjetivo é uma classe de palavra responsável por acompanhar e qualificar o substantivo.

Tipos de Adjetivos. Os adjetivos são classificados segundo a sua estrutura. Eles podem ser simples, compostos, primitivos e derivados.