Qual das alternativas não é regência verbal do verbo visar?

Perguntado por: icapelo . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Resposta verificada por especialistas. Quando "visar" tem sentido de ver ou mirar, é verbo transitivo direto, ou seja, não rege complemento com preposição. Ex.: O atirado visa o alvo.

b) Quando o verbovisar” possuir o sentido de “dar ou pôr visto (em algum documento)”, ele será também transitivo direto e, portanto, acompanhado de um objeto direto: Exemplo: Era necessário visar o passaporte antes do embarque.

Visava o bem-estar da população é a forma mais utilizada pelos falantes da língua. O verbo visar é tradicionalmente transitivo indireto, com regência verbal da preposição a, quando assume o sentido de ter em vista e pretender.

A regência verbal é a relação entre um verbo (termo regente) e um complemento (termo regido). Esse complemento pode ser preposicionado ou não.

Sentido de causar, acarretar: verbo transitivo direto (sem preposição). Exemplo: Os frequentes atos fraudulentos implicaram a demissão do gerente. Sentido de ter implicância, antipatizar: verbo transitivo indireto (com preposição).

Verbo querer
Com sentido de desejar = transitivo direto = regência sem preposição.

O verbo "aspirar", dentre outras acepções, pode se apresentar como: - verbo transitivo indireto: aponta para o sentido de almejar, desejar; rege a preposição "a" e não admite a substituição do termo regido pelo pronome oblíquo "lhe", mas sim "o(s)" e "a(s)". Exemplos: Muitos aspiram ao cargo de diretor.

Regência do verbo obedecer
O verbo obedecer é tradicionalmente transitivo indireto, com regência verbal da preposição a, ou seja, obedecemos a alguém ou a alguma coisa.

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

Então, vamos lá!

  • ASPIRAR.
  • ASSISTIR.
  • QUERER.
  • VISAR.
  • PROCEDER.

Erros de regência verbal
Deixar de usar preposição exigida pelo verbo: O livro que você se referiu é ótimo! (O livro a que você se referiu…) Procuro obedecer os mandamentos divinos.

1 pretende, aspira, deseja, quer, tenciona, intenciona, intenta, objetiva, dispõe-se, tende, propende, pende, propõe-se. Exemplo: Juliana visa à carreira de engenheira espacial.

Têm como objetivo: 1 têm em vista, destinam-se, propõem-se, pretendem, querem, tencionam, desejam, aspiram, intentam, planejam, objetivam.

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

Deverá utilizar-se Sua Excelência (S. Ex. ª) quando se refere uma personalidade a alguém, tipo escrevi a Sua Excelência o Presidente da República e Vossa Excelência (V. Ex.

excelência

  1. qualidade do que é excelente.
  2. alto grau de bondade ou perfeição; superioridade.
  3. [com maiúscula] tratamento cerimonioso que se dá a pessoas em função da sua posição, cargo ou dignidade.

A forma elevepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de elevar] , [terceira pessoa singular do imperativo de elevar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de elevar] .

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Eles podem ser transitivos diretos e indiretos. Os transitivos diretos são acompanhados por objetos diretos e não exigem preposição para o correto estabelecimento da relação de regência.

Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.