Qual das afirmativas a seguir sobre funções orgânicas está correta?

Perguntado por: iornelas8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Qual das afirmativas a seguir sobre funções orgânicas está incorreta? a) Todo hidrocarboneto possui apenas carbono e hidrogênio. b) Os haletos orgânicos são derivados da substituição de um ou mais hidrogênios por átomos de halogênios. c) Os aldeídos possuem o grupo carbonila entre dois átomos de carbono.

As funções orgânicas são grupos de substâncias com propriedades químicas muito semelhantes e que têm estruturas bem comuns. As cadeias carbônicas são a base principal para entender a química orgânica, mas a existência de grupos funcionais, que são sequências específicas de átomos, produz diferentes compostos.

Para tal, é preciso estudar a estrutura de uma molécula na busca de um grupo funcional conhecido. A partir disso, analisando os átomos presentes e o tipo de ligação existente entre eles, é possível determinar o tipo de função orgânica da molécula em questão, além da nomenclatura correta dela.

Qual das afirmativas a seguir sobre funções orgânicas está incorreta? a) Todo hidrocarboneto possui apenas carbono e hidrogênio. b) Os haletos orgânicos são derivados da substituição de um ou mais hidrogênios por átomos de halogênios. c) Os aldeídos possuem o grupo carbonila entre dois átomos de carbono.

As Funções Orgânicas são determinadas pelas estruturas e agrupam compostos orgânicos com características semelhantes. Esses compostos são formados por átomos de carbono, motivo pelo qual também são chamados de compostos carbônicos.

Compostos orgânicos são aqueles que possuem carbono (C) e ligações covalentes (com compartilhamento de elétrons), podendo se associar em estruturas mais complexas. Por exemplo, aminoácidos, que são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, podem se associar em macromoléculas chamadas de proteínas.

As substâncias naturais orgânicas são aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), tais como carboidratos, lipídios e proteínas. As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono.

Já as moléculas orgânicas são aquelas em que o principal constituinte é o elemento carbono, que está associado principalmente aos átomos de hidrogênio (H) e também ao enxofre (S), fósforo (P), nitrogênio (N) e oxigênio (O).

São as 12 principais funções orgânicas: Hidrocarboneto, Álcool, Fenol, Aldeído, Cetona, Ácido Carboxílico, Éster, Éter, Amina, Amida, Nitrocomposto e Haleto Orgânico!

Os compostos orgânicos apresentam em sua constituição quatro elementos fundamentais, denominados elementos organógenos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). A maioria dos compostos orgânicos apresentam apenas ligações covalentes.

Alguns grupos funcionais são: hidrocarbonetos, éter, éster, álcoois, cetona, aldeído, aminas, amidas, ácidos carboxílicos, entre outros.

As funções nitrogenadas são compostos orgânicos que contêm átomos de nitrogênio. Aminas, amidas, nitrocompostos, nitrilas e isonitrilas são as funções nitrogenadas.

As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas. Quando se substitui apenas um hidrogênio, temos uma amina primária.

Álcool é uma função orgânica caracterizada pela ligação entre o grupo hidroxila (–OH) e um átomo de carbono saturado (estabelece apenas ligações simples). A nomenclatura dos álcoois se dá de forma semelhante à dos hidrocarbonetos, mas com a utilização do sufixo –ol.

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo.

A Química Orgânica estuda os compostos do carbono e suas propriedades específicas. Os ramos principais dessa área são: funções orgânicas, isomeria, reações e polímeros.

As funções oxigenadas incluem compostos que, além do C e do H, possuem também o oxigênio, e os principais são: álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster.

Função química é um agrupamento de substâncias que apresentam propriedades semelhantes. Essas propriedades são chamadas de funcionais, pois determinam o comportamento das substâncias. As principais funções químicas inorgânicas são: ácidos, bases, sais e óxidos.

Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes.