Qual CST usar para CFOP 6101?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

As operações identificadas pelo CFOP 6101 não estão sujeitas à substituição tributária. Então, por isso, o CST-ICMS 00 é o que deve ser utilizado no documento.

CFOP 6101 - para venda de produtos fora do estado com substituição tributária, mas sem protocolo/convênio com o estado do destinatário. Corresponde ao CSOSN 102 ou 101 se o comprador for do Regime Normal.

cfop 5101

a cst 101 é para operações com permissão de credito , normalmente do cfop 5101 , 5102 , etc... no caso voce deve indentificar sua aliq. de icms no anexo I ou II do simples e informar o valor que pode ser feito o credito.

Natureza de operação: Devolução de mercadoria CFOP: 5202 (interna) / 6202 (interestadual) CST: 000 (ICMS Tributado Integralmente) Dados Adicionais: Devolução total/parcial (conforme o caso) das mercadorias adquiridas no dia 01/11/2016 do fornecedor XYZ Ltda.

A indicação de CST 60 significa que o produto é tributado e sujeito a substituição tributária e que o ICMS ST já foi retido anteriormente. Ou seja, seu distribuidor quando adquiriu o produto teve a retenção do ICMS ST (que é um custo) e ao revender para sua empresa, repassa esse ICMS ST no preço de venda.

É importante ter uma atenção especial aqui. Se você compra uma matéria-prima e a transforma em produto acabado para vender para outro estabelecimento comercial fora do estado, nesse caso o CFOP 6102 não se aplica. É usado para essa situação o CFOP 6101 que é a venda de produção do estabelecimento fora do estado.

Ricardo é que esse CST 0.60 é para substituição tributária EM QUE a operação de saída para outro Estado é tributada normalmente!

O código CST 000 para fins de tributação do ICMS deve ser colocado na Nota Fiscal eletrônica (NF-e) quando o produto for: De origem nacional, conforme Tabela A: código 0. Tributado integralmente, conforme Tabela B: código 00.

Qual A Diferença Entre CFOP 5101 E CFOP 6101? A diferença entre os dois códigos é que o 5101 indica que a venda foi feita dentro do estado. Por outro lado, o 6101 se refere a uma venda interestadual.

Para fixar a compreensão desse conceito, vamos a mais um exemplo: se você compra uma mercadoria e a nota fiscal apresenta o CST 010, significa que a mercadoria é de origem nacional, tributada e a cobrança do ICMS será feita por substituição tributária.

Nessa situação, tendo a operação de venda se efetuado sob o CFOP 6.101, o comerciante vendedor deverá informar, no campo CFOP da Nota Fiscal referente à entrada da mercadoria devolvida, o CFOP 2.201 ("Devolução de venda de produção do estabelecimento").

101 - Tributada com permissão de crédito: Classificam-se neste código as operações que são tributadas no ICMS pelo Simples Nacional e permitem informar o percentual de permissão de crédito do ICMS para o destinatário contribuinte que seja do regime tributário Lucro Normal.

5401

Na Nota Fiscal emitida por essa indústria, consta a seguinte informação: CST=010, e CFOP=5401.

A Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, contém no quadro "Dados do Produto" coluna própria para indicação do CST, que é composto de três dígitos, na forma ABB. O primeiro dígito indica a origem da mercadoria ou serviço, com base na Tabela A. O segundo e o terceiro dígitos indicam a tributação pelo ICMS, com base na Tabela B.

CFOP 5903 ou 6903 — Retorno de mercadoria recebida para industrialização e não aplicada no referido processo. CFOP 6201 — Devolução de compra para industrialização. CFOP 6202 — Devolução de compra para comercialização.

O CFOP e o CST se complementam, enquanto um define o tipo de operação que está sendo realizada, o CST indicará origem e tributação. Digamos que uma empresa emita uma nota fiscal com CFOP de venda, em regra, espera-se um CST com tributação de ICMS.