Qual crime ataque de cachorro?

Perguntado por: emata2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

936 do Código Civil de 2002 descreve a responsabilidade que o dono tem pelos danos e prejuízos causados por seus animais: Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.

O proprietário do animal que lesar terceiros estará sempre obrigado a indenizar a vítima do ataque. O proprietário pode ser responsabilizado por não ter guardado bem o animal.

De acordo com o Código Civil a obrigação de reparar o dano não se limita às condutas da própria pessoa, pois inclui a responsabilidade do dono, ou detentor do animal pelos danos por estes causados. Assim, desde que provada a sua culpa, o proprietário responderá por tudo que é seu.

Seja de um animal desconhecido ou do seu próprio pet, um ataque pode ser muito perigoso. Pela mordida, o cachorro pode transmitir muitas doenças ao homem, sejam infecções mais brandas ou doenças graves, como a raiva.

Pessoas violentas com animais, quase nunca se limitam a eles. Por isso, não se cale ao ver um animal sendo abusado. Denuncie sempre pelo 181, como nós fazemos.

Moradora que foi mordida por cão será indenizada pelos donos do animal. O juiz do 1º Juizado Especial Cível de Brasília julgou procedente o pedido de uma moradora condenado donos de cachorro a lhe pagarem o valor de R$ 3 mil por mordidas sofridas na perna e nos pés.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa que, deixar qualquer animal de pequeno, médio ou grande porte, encontrado solto ou amarrado, nas vias e logradouros públicos é crime, causa acidente de trânsito e coloca vidas em risco!

Por isso que, ao ser mordido por um cachorro, a primeira coisa a se fazer é lavar bem o local da lesão com água e sabão e, em seguida, procurar um médico. Se o corte não for muito grande e profundo, é possível estancar o sangue com o uso de uma toalha ou algo semelhante.

Os latidos incessantes de cães acima do nível de ruído permitido em área residencial configuram violação ao direito de vizinhança, por perturbarem o uso tranquilo e sossegado da propriedade residencial, e obrigam o dono do animal a responder por danos morais.

Um cachorro latir é a coisa mais normal do mundo e saudável para o cão. Então, não dá para multar um morador (condômino) porque seu animal está latindo eventualmente.

Chame o centro de controle de zoonoses e faça uma reclamação. Se achar que os latidos são resultado de negligência ou de outra forma de abuso, você tem o direito de chamar o controle de zoonoses. Se o cão estiver sofrendo muitos abusos, ele será retirado do dono, mas na maioria dos casos ninguém leva o animal embora.

Nos seres humanos, a raiva tende a ser fatal. O tempo de incubação do vírus rábico (o tempo que ele passa no organismo até o paciente manifestar os sintomas) pode variar bastante. Após a contaminação, uma pessoa pode manifestar os sintomas em até 45 dias.

A punição, quando necessária e útil para dar ao cão uma vida mais gostosa e próxima das pessoas de que gosta, pode ser aplicada sem ser preciso deixar o animal sozinho e inseguro. Antes de tudo, a repreensão deve ser instantânea. De preferência, no mesmo momento em que o comportamento errado acontece.

Pitbull forte : O ataque do Pit Bull
Isso não é bem verdade. O que ocorre é que esses cães possuem a mandíbula muito forte, com uma musculatura poderosa. Justamente por essa força, o cão agarra a vítima e não consegue mais soltar. Além disso, como o animal é descendente dos Terriers, têm o instinto de sacudir a presa.

O artigo 936 do Código Civil Brasileiro determina a responsabilidade do dono ou detentor de animais, perigosos ou não, caso eles ataquem uma pessoa ou danifiquem bens materiais. O proprietário deverá ressarcir a vítima pelo dano causado, se não provar culpa da vítima ou força maior.

A denúncia pode ser feita também para a Polícia Ambiental. No caso do Estado de São Paulo, há um Disque-Denúncia Animal, basta ligar para o 0800 600 6428, ou fazer um registro na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa).