Qual corrente elétrica é mais segura?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A.

O efeito fisiológico acontece quando há a passagem de corrente elétrica pelo organismo dos seres vivos. Ele atua no sistema nervoso, fazendo com que o corpo tenha contrações musculares, configurando aquilo que conhecemos como choque elétrico.

2. A CC tende a causar uma contração convulsiva, forçando a vítima a se afastar do ponto energizado, já a CA de baixa frequência produz contração muscular prolongada (tetania), que pode “congelar” a mão na fonte da corrente, prolongando a exposição.

Como mencionamos, a corrente utilizada para gerar energia em nossa residência é a alternada, por esta ser capaz de transmitir energia para longas distâncias, tendo, assim, menos perdas de energia, visto que ela não reduz sua força no meio do caminho percorrido até a chegada à tomada.

Há três tipos de condutores:

  • Sólidos - caracterizado pelo movimento dos elétrons livres;
  • Líquidos - movimento de cargas positivas e negativas;
  • Gasosos - movimento de cátions e ânions.

A corrente contínua de valores superiores a 5 mA que é o Limiar de Sensação, cria no organismo a sensação de aquecimento. Já a corrente alternada de valores acima de 1 mA, causa a sensação de formigamento. Sensação de um choque nos dois tipos de corrente.

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos. Eu já vi um aluno levar choque com apenas 10 V.

Além disso, a corrente alternada tem perdas de energia muito menores do que a corrente contínua. A transmissão da corrente alternada é mais eficiente do que a da contínua, por isso, é esse tipo de corrente que utilizamos em nossas casas.

A corrente alternada é utilizada na rede de distribuição de energia elétrica e nas tomadas residenciais. Entre os aparelhos que utilizam esse tipo de corrente elétrica para o seu funcionamento, podemos destacar os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, etc.

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

Não sofremos choque elétrico porque a tensão elétrica em uma bateria ou pilha é relativamente muito baixa, ou seja, como a tensão elétrica é baixa, ela não consegue romper a resistência elétrica do corpo.

A corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, como em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos.