Qual cor tira o sono?

Perguntado por: mguterres . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Por isso, quando somos expostos a luzes com essas cores momentos antes ou mesmo durante o sono, é provável que tenhamos uma noite intranquila. Isso acontece porque nosso cérebro é muito mais sensível aos comprimentos de ondas azuis captadas por nossos olhos.

Algumas cores de luzes são calmantes e, por isso, auxiliam o corpo a relaxar e dormir melhor. São elas: azul, vermelho e branca.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina.

Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa do ramo de hotelaria em Londres, as três cores para decoração de quarto que mais ajudam a ter uma noite de sono tranquila e longa são: azul, amarelo e verde.

Luzes que afetam negativamente o sono: branca e azul
Por isso, quando somos expostos a luzes com essas cores momentos antes ou mesmo durante o sono, é provável que tenhamos uma noite intranquila. Isso acontece porque nosso cérebro é muito mais sensível aos comprimentos de ondas azuis captadas por nossos olhos.

O verde é uma cor que traz sensações de segurança, simbolizando harmonia, cura, saúde e consciência ambiental.

O azul, por sua vez, como o Azul Intuitivo SW 6808, é uma cor terapêutica, que acalma, relaxa e resfria. Além disso, essa cor ajuda a baixar a pressão sanguínea e diminuir a tensão.

azul

Desse modo, o azul é uma cor feliz que costuma atrair sorte, prosperidade e dinheiro.

Por exemplo, em uma pessoa ansiosa é aplicada a cor azul, porque tem propriedade tranquilizante e, também, analgésica. Em alguém com depressão a cor utilizada poderá oscilar entre o laranja, amarelo e vermelho. Essas são cores revigorantes, que estimulam a circulação e liberam a adrenalina.

As cores claras, como branco, bege, nude, cinza claro, areia e tons pastel, garantem uma sensação de amplitude para quartos pequenos, por isso são mais recomendadas. Não que tons fechados precisam ser evitados completamente, mas podem estar em detalhes, como em objetos de decoração e roupas de cama.

E neste quesito, as lâmpadas de LED são as campeãs. Em resumo: a melhor luz para o quarto é a amarela de LED. Isso porque ela é a que menos violenta com o nosso ritmo circadiano e a mais amigável à conta de energia.

O motivo do fato acontecer é porque a luz emitida pelos aparelhos eletrônicos é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo, afastando o sono e desregulando o ciclo biológico de sono-vigília.

Especialistas do sono dão o veredito: as luzes em tonalidade vermelha são capazes de inspirar conforto. O motivo está relacionado às produções bioquímicas de serotonina, o hormônio que regula o sono e o controle das funções do corpo humano.

A luz faz parte do nosso ciclo de sono vigília, e sinaliza ao nosso cérebro que é hora de estar acordado e desperto. Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano.

A luz amarela estimula a produção de melatonina (hormônio do sono), e a luz branca pode estimular a produção de cortisol (hormônio do estresse).

Azul: A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso, na cromoterapia, essa cor é usada para o tratamento de problemas de sono e insônia ou relacionados ao estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo.

Cinza é a cor da depressão, diz estudo.

Como esclarece o estudo da NIOSH, a luz vermelha é a que menos impacto exerce sobre o ciclo circadiano. Isso a torna indicada para dormir, afinal, como já mostramos aqui no blog da Maxflex, um sono de qualidade depende de um ciclo circadiano bem regulado.

Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.