Qual cor o animal enxerga?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Luiz Carlos Salomão, do Instituto de Biociências da USP, responde: "A maioria dos animais enxerga em preto e branco. A visão de cores ocorre esporadicamente.

A visão dos bovinos e o manejo
Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos. As cores que melhor visualizam, em ordem decrescente de discernimento, são amarelo, laranja, vermelho, azul, cinza e verde.

Apesar da visão noturna ser excepcional, este sentido não é o principal deles. Enquanto a maioria de nós vê o mundo usando o sentido da visão e o corpo mental, os animais veem o mundo utilizando o olfato e o corpo energético, aspectos nos quais somos péssimos.

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

Galinhas nos superam com um cone para violeta e alguns comprimentos ultravioleta e com um quinto receptor, ainda pouco compreendido.

Pois saiba que, para os padrões humanos, os gatos podem, sim, ser considerados míopes! Graças à forma de seu globo ocular, os bichanos não enxergam muito bem à distância (se comparados a humanos). Estudos mostram que a partir dos 6 metros, as coisas começam a ficar um pouco embaçadas.

Dessa forma, eles conseguem ver, predominantemente, azul, verde e amarelo. “Enquanto isso, as outras cores vão parecer semelhantes a essas, mas em versões de tons de cinza. E por não possuírem cones capazes de detectar a cor vermelha, eles não distinguem cores próximas a este tom ou combinadas com ele.

Os gatos só veem combinações de cores azul e verde, enquanto outras cores parecem marrom. Além disso, eles são incapazes de focar objetos a menos de 25 cm. Devido à sua adaptação para a caça, eles veem objetos em movimento com mais clareza, mas têm dificuldade com aqueles que se movem lentamente.

Em 2014, um estudo chegou a publicar algumas evidências de que os cães são capazes de enxergar cores que os humanos não conseguem. Segundo a pesquisa, as lentes dos olhos dos cachorros transmitem uma quantidade significativa de luz ultravioleta, que é bloqueada por lentes humanas.

Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.

A ciência já sabia que nos olhos do sapos há dois tipos de estruturas sensíveis à luz (células fotorreceptoras do tipo bastonete), capazes de perceber diferentes espectros luminosos (um tipo é mais sensível ao verde, e o outro ao azul).

Eles enxergam as cores como nós humanos? Não, o espectro de cores deles é muito mais amplo. Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

Enxergam em preto e branco, por exemplo: canídeos e felídeos, da família dos carnívoros, ou seja, nossos cães, gatos e seus parentes selvagens, como os lobos, cães selvagens, leões, tigres, onças (ver É verdade que cães e gatos enxergam em preto-e-branco? ).

A águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), por exemplo, é considerada o animal tem a melhor visão: consegue enxergar um roedor durante seu voo a incríveis 5 mil metros de altitude, o que lhe permite caçar das alturas e atacar a vítima, capturando-a de surpresa.

Apesar de parecer que os coelhos enxergam bem, eles possuem dificuldade em diferenciar cores. Na verdade, esses pets só conseguem distinguir azul e verde.

O leão, na condição de predador, tem ótima visão central para ver de longe e com precisão onde está o seu alimento. Por exemplo, para você entender melhor a situação na prática: imagine uma zebra e um leão na savana africana.

"Em invertebrados, além das abelhas, alguns crustáceos têm visão das cores. Entre vertebrados, pelo menos alguns peixes ósseos, tartarugas, lagartos e aves podem discriminar cores.

Os papagaios veem o mundo com visão ultravioleta. Na prática, enxergam cores invisíveis. “Quando eles olham para os pelos de outro papagaio, conseguem saber se é macho ou fêmea”, diz Susan Friedman, especialista em comportamento animal da Universidade do Estado de Utah.

De acordo com Corbo, as aves provavelmente devem esta visão de cores excepcionais a não ter passado um período da sua história evolutiva no escuro. A visão noturna depende fotorreceptores sensíveis à luz na retina chamados bastonetes, enquanto a visão diurna depende de receptores chamados cones.

Como o gato reconhece o seu dono (ou melhor, seu tutor)?
Os gatos se relacionam conosco usando todos os seus sentidos e, com tudo isso, eles inventam uma imagem e elaboram suas memórias. Além disso, eles são muito apegados às suas rotinas e é fácil que se estressem por mudanças que nos parecem insignificantes.

Os gatos sentem falta dos donos quando ficam muito tempo distante, como nos casos em que o tutor sai de viagem. Isso pode acontecer até mesmo com os bichanos mais reservados, que naturalmente são mais distantes.