Qual cor de luz usar no quarto?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

As luzes brancas ou frias costumam ser mais indicadas para ambientes onde é preciso enxergar bem os objetos, como a cozinha e o banheiro. Já na sala e nos quartos a recomendação é usar luz quente, para deixar a ambientação mais acolhedora. No entanto, isso não é uma regra absoluta.

Para locais de repouso, por exemplo, que exigem mais tranquilidade e calma (como quartos e salas), escolha os tons quentes, pois eles ajudam no relaxamento e no sono. Já no restante da casa, como a cozinha e o banheiro, opte pela temperatura fria, para deixar os objetos mais nítidos e destacados.

No caso do quarto de casal, o ideal seria a iluminação mais quente, pelo menos como principal. E uma alternativa à luz direta é a lâmpada embutida no teto e orientada para o armário ou cabeceira, iluminando e ampliando visualmente o quarto.

A luz LED verde foi uma das primeiras a serem utilizadas para visão noturna. Ela ajuda a preservar a visão noturna enquanto permite alguma iluminação. A luz verde não atrai insetos como a luz branca. Caçadores e pescadores preferem a luz verde porque é menos provável de assustar o peixe ou a caça.

A UVA próxima a UVB causa envelhecimento da pele e risco de câncer. Só que no caso da luz negra, a UVA emitida é a próxima ao espectro visível, o que não causa mal a saúde. Então podem usar a luz negra tranquilos sem medo!

Por isso, a exposição excessiva à luz azul das telas à noite pode interromper o ciclo natural de sono do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. A luz serve como um sinal ao organismo de que está de dia e é hora de ficar acordado, com isso retarda a produção de hormônios do sono, como a melatonina.

Dúvida sobre qual escolher? Pense sempre em que efeito gostaria de ter no seu espaço: para ambientes calmos e de descanso (sala, quarto e corredores) escolha lâmpadas quentes; para os demais ambientes (cozinha, lavanderia e banheiros) escolha as lâmpadas frias.

Conheça os principais para usar no seu projeto: Lâmpada de led: perfeita para usar no lustre ou luminárias; Fita de led: o maior diferencial da fita de led é que é possível comprar por metro quadrado – e em diversas cores. Dá para instalar a fita na sanca de gesso ou fazer painéis coloridos e iluminados.

Então, os melhores lugares para se utilizar luzes neutras são em ambientes criativos como: cozinhas, áreas de lazer e escritórios ou outros ambientes corporativos. O seu fluxo de temperatura é de 4000K.

É contra-indicado para pessoas com insônia. Amarelo: Corresponde ao Chacra Plexo Solar. O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos.

- Esfera Amarela: É contra indicado para pacientes que sofram de insônia e gastrite. - Esfera Verde: É contra indicada para pacientes que sofram de pressão arterial baixa. - Esfera Azul: É contra indicada para casos de Fadiga.

Ao analisar as redes de fast food, verificamos a presença predominante das cores vermelho e amarelo. Essas duas cores estimulam a fome e por isso é uma grande aliada deles.

Além de eficaz, a luz azul acalma com maior velocidade. Os voluntários sob sua influência relaxaram em média após 1,1 minuto. Já quem esteve sob a luz branca ficou calmo após 3,5 minutos.

Tons roxos são conhecidos por significar força, paz e sabedoria. Estudos até sugerem que o poder da meditação é até 10 vezes maior quando praticado sob luzes roxas”.