Qual cor de luz usar na sala de jantar?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Agora, você deve escolher lâmpadas de temperatura perfeita. Como estamos montando um projeto de iluminação para sala de jantar, ambiente que significa conforto e aconchego, indicamos luzes mais amareladas, como as lâmpadas LED de temperatura de cor de 2700K ou de 3000K.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Como deixar a sala de jantar mais bonita?

  1. 1- Escolha a mesa ideal. Pensou em sala de jantar , logo vem à mente a mesa, afinal, é a estrela do ambiente. ...
  2. 2- Combine as cadeiras. ...
  3. 3- Use espelhos. ...
  4. 4- A iluminação faz toda a diferença. ...
  5. 5- Integre os ambientes.

Outra forma de iluminar uma cena para o anoitecer ou amanhecer é usando dois rolos de gel – um azul e um ND9. Corte ambos os géis to tamanho da janela e, em seguida, coloque o gel azul e ND9 um sobre o outro antes de colocá-los na janela. Se o sol estiver muito forte, adicione outra camada de ND9 à janela.

branca

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

A distância entre a iluminação e o tampo da mesa deve ser de aproximadamente 90 cm, variando de acordo com a luminária. Nem sempre deve ficar no centro da mesa. Devemos analisar se a luminária e a lâmpada iluminam toda a área da mesa, se ofuscam demais, se são muito claras ou se esquentam bastante.

Em geral, lustres sobre a mesa de jantar devem ficar a 90 cm do tampo. Mas há casos em que essa medida deve ser reavaliada por conta de algum detalhe na peça”. Outra dica é que nem sempre o lustre precisa ficar no centro da mesa.

No momento de escolher sua lâmpada, opte pelas fluorescentes ou de LED. Essas são opções mais econômicas e mais duráveis, que contam com tanto a luz quente, como a luz fria. São ideais para criar vários pontos de iluminação no ambiente. Espalhe os dois tipos de luzes pelo seu espaço integrado!

Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação.

Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos). As brancas, por sua vez, desempenham melhor a função de iluminar cozinhas, banheiros e escritórios.

Prefira sempre os modelos feitos com tecidos leves, como o voil, o linho ou seda, pois permitem um efeito suave para a sua sala de jantar. Para não errar e evitar a troca constante das cortinas, opte por cores neutras e sem estampa que são mais fáceis de combinar.

Como usar o aparador para sala na decoração
Sobre ele, você pode colocar um quadro, espelho, abajur para sala, ou mesmo, um vasos. Falando em iluminação, pode ser uma boa também usar um lustre para sala sobre o aparador para sala de jantar, dando destaque ao móvel.

O farol de posição, por exemplo, é utilizado apenas nos dias em que a neblina ou a chuva atrapalham a visibilidade dos motoristas. Já o farol baixo deve ser usado durante a noite, para complementar a iluminação das ruas (se o carro estiver parado para embarque e desembarque, você pode manter somente a lanterna).

Abajures, arandelas, luminárias de piso… Todos eles tem a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual.

Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha. Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

4 Dicas para uma boa iluminação para cozinha: simples e práticas

  1. Escolha a lâmpada com a temperatura certa. É importante ter em mente que existem duas principais temperaturas de lâmpadas: quente ou fria. ...
  2. Opte por vários pontos de luz. ...
  3. Não se esqueça da luz natural. ...
  4. Lâmpadas certas nos locais certos.

Caso você esteja se perguntando qual a melhor opção, saiba que a resposta, como dissemos anteriormente, depende muito do ambiente que você deseja utilizá-las. Cômodos como a cozinha, por exemplo, priorizam a luz neutra, enquanto o quarto, a amarela é para reforçar a sensação de aconchego.

LED

Melhor tipo de lâmpada para luminária de mesa para estudo
Dentre as opções de lâmpadas da atualidade, sem dúvida a melhor opção são as LED, por dois motivos chave. Em primeiro lugar, por sua durabilidade e qualidade, oferecendo locais bem iluminados e por muito mais tempo que os outros.

2. Quantos lúmenes são necessários para uma luminosidade adequada na sala de jantar? Para LEDs, 470 lúmens (40 watts) ou 806 lúmens (60 watts) são ótimas escolhas para colocar a sua comida na luz certa. O nosso conselho: escolha luzes com regulação de fluxo luminoso.