Qual cor de luz usar na área externa?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

O ideal é que a lâmpada tenha uma baixa temperatura, pois o calor pode estragar as plantas. Você pode usar na área externa a lâmpada fluorescente ou a lâmpada de led.

No caso de áreas externas pequenas, de aproximadamente 10m², os refletores de 10 watts são adequados. Para espaços externos de larga extensão, você deve utilizar refletor para quintal 200w .

Luz quente (2700K) ou no máximo uma luz neutra (4000 a 5000K) essas tonalidades de iluminação deixa o jardim mais aconchegante e convidativo. Também é possível ousar e utilizar iluminação colorida. Com cores constantes, ou ainda existem opções de luminárias que muda a cor da luz emitida.

Qual a melhor cor de lâmpada para área externa

  • Lâmpada fluorescente: elas são 80% mais econômicas que as incandescentes. ...
  • Lâmpada de led: tecnológica e econômica, a luz de led é perfeita para você reduzir até 90% do consumo de energia elétrica na luminária externa led.

1 – Potência
Mas, no caso de áreas externas com até 10m², um refletor de 10 watts cumpre bem o papel. Para espaços mais extensos, como um estacionamento, considere os refletores com potência entre 100 e 200 watts.

Em ambientes muito escuros ou para fazer projeções com as luzes apagadas, vale escolher modelos entre 500 e 2.000 lúmens de brilho. Quanto mais escuro for o local, menor pode ser a quantidade de lúmens. Agora, para locais com muita iluminação, a recomendação é escolher aparelhos com, no mínimo, 3.000 lúmens.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Muitas pessoas costumam utilizar a luz verde, o que culturalmente era considerado o correto, porém a luz verde deixa as plantas monocromáticas, sem contrastes, gerando assim efeitos apáticos e tediosos.

As cores chamadas de baixas ou quentes são as mais amareladas. Elas oferecem um ar mais sofisticado ao jardim e proporcionam mais conforto e descanso para o olhar. Já as luzes frias, as brancas, funcionam melhor caso o objetivo seja dar destaque a um determinado elemento da paisagem.

Iluminação branca: Esse tipo de iluminação é muito utilizado para dar mais destaque às plantas. Para esse efeito devem-se utilizar lâmpadas LEDs brancas frias como as de 4000k (cuidado: lâmpadas acima de 4000k, pois podem destacar demais a vegetação). 2. Iluminação amarela: Intensifica a sensação de relaxamento.

Se você quer saber qual o refletor ideal para jardim, aposte no modelo de refletor LED 50w para iluminar seu quintal ou jardim de médio porte. No entanto, caso sua área externa seja de pequeno porte, por exemplo, entre 3 e 10m², o refletor de 10w é mais adequado.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade. Assim, o azul traz uma leve redução na frequência cardíaca, no ritmo respiratório e na pressão sanguínea.

As luminárias de sobrepor são excelentes para a iluminação geral das varandas e sacadas. Elas podem ser embutidas ou plafons, de vedação decorada ou inteiramente translúcida, mas o importante é que elas realizem a distribuição da luz de modo igual pelo ambiente.

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet. As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto.