Qual cor de luz ilumina mais?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.

Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

Segundo especialistas, não há diferenças no que diz respeito à eficiência energética no uso de iluminação quente ou fria. Isso dependerá muito mais do modelo de lâmpada em si do que do tom.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

Então, os melhores lugares para se utilizar luzes neutras são em ambientes criativos como: cozinhas, áreas de lazer e escritórios ou outros ambientes corporativos. O seu fluxo de temperatura é de 4000K.

Quanto maior for o número kelvin (> 4000K) significa que a luz aparece mais azulada; e quanto menor for o número kelvin (< 4000K) significa que a luz é mais avermelhada.

Apesar de poder ser utilizada em todos as aplicações e estar cada vez mais na moda, a temperatura 4000K (Luz Neutra) é a mais adequada para comércio ou escritórios.

Qual o melhor LED no quarto
Por isso, uma boa dica é você mesclar a utilização de lâmpadas de cores quentes e cores frias. Lembre-se que a luz branca é uma boa opção se você deseja uma iluminação mais clara e objetiva; cores quentes proporcionam aconchego, tons de azul e roxo costumam proporcionar tranquilidade.

Dúvida sobre qual escolher? Pense sempre em que efeito gostaria de ter no seu espaço: para ambientes calmos e de descanso (sala, quarto e corredores) escolha lâmpadas quentes; para os demais ambientes (cozinha, lavanderia e banheiros) escolha as lâmpadas frias.

Luz na Sala de estar
Nela, é possível usar os tipos de lâmpadas incandescentes para iluminar o ambiente por completo, bem como lâmpadas LED ou halógenas para destacar objetos e arquitetura do cenário. Evite colocar a luz dos spots sobre o sofá para não ofuscar a visão de quem está sentado.

R: Branco frio é a temperatura de varia entre 6000k a 6500 (kelvin), denominada Luz do Dia (day light). Indicamos este tipo de luz, para ambientes onde são realizados trabalhos manuais que requerem maior atenção, tais como: Cozinha, Banheiro, Escritório, Consultório e Comércio em Geral.

Lâmpadas branco quente
O principal uso é em salas de estar, de jantar e nos quartos. Em ambientes comerciais, pode ser utilizada em lounges e demais locais de repouso, fugindo da tradicional iluminação fria dos escritórios.

Conceitualmente, a temperatura de cor, medida em graus Kelvin (K), é determinada conforme a aparência de cor que um corpo negro hipotético emite naquela temperatura. Ou seja, um corpo negro aquecido em 3000K emite uma luz amarela e um corpo aquecido até 7000K emite uma luz com tonalidade azul.

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.