Qual cor de luz acalma recém-nascido?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

O médico enfatiza que, em tese, nenhum tipo de luz é necessária para o sono. Mas as mais utilizadas, como azul e verde, podem ter efeito relaxante e tranquilizador.

Azul claro: fé e tranquilidade
Em seus diferentes tons de azul, é a cor ideal para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante. Para um bebê recém-nascido, o ideal é que fique em um ambiente assim, sereno e tranquilo.

O tratamento mais eficaz para icterícia é a fototerapia em recém-nascidos. Trata-se de um equipamento que emite uma luz clara (a luz azul é considerada a mais eficaz) capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Seu bebê pode dormir bem no escuro? Como citamos acima, deixar o bebê dormir no escuro faz bem para a saúde e desenvolvimento do bebê, pois assim terá um sono de qualidade. Seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com a luz apagada e ficar mais confortável durante a noite.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.

Como acalmar um bebê? Conheça 7 dicas

  1. Mantenha a calma. ...
  2. Enrole o bebê ...
  3. Coloque o bebê de lado. ...
  4. Faça barulhos repetitivos para acalmá-lo. ...
  5. Balance o bebê ...
  6. Estimule a sucção do bebê ...
  7. Outras técnicas para acalmar nas crises de cólica.

5 dicas para acalmar o bebê na sessão newborn

  1. 1) Compressão. Mantenha o bebê preso ao seu corpo, enroladinho e quentinho. ...
  2. 2) Posição fetal. ...
  3. 3) Sensação térmica. ...
  4. 4) Palmadinhas no bumbum. ...
  5. 5) O som uterino.

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Os tons de azul têm um poder enorme de controlar o estresse e oferecer um escapismo, especialmente nos tons neutros e suaves. O azul pode acalmar sua mente, diminuir sua frequência cardíaca e diminuir sua pressão arterial, reduzindo a ansiedade”.

Quando estamos expostos à luz azul natural (a luz do Sol), nosso corpo também libera hormônios. Um destes hormônios é a serotonina, responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Dessa forma, quando a serotonina é liberada, nos sentimos mais ativos e dispostos.

Em linhas gerais, considera-se que azul, verde e amarelo claro são as melhores cores para ter uma noite de sono longa e tranquila.

Por fim, já existem diversos estudos e teorias a respeito da influência do LED no corpo humano, mas, o que se pode afirmar é que, se comparada às lâmpadas antigas, o LED é a opção menos nociva à saúde.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.

Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

“O recomendado é que seja no máximo entre 20h e 21h porque, dependendo da faixa etária – como a dos recém-nascidos – a necessidade de sono pode ser de 12 horas”, explica ela. Outra justificativa para esta resposta tem relação com a presença da melatonina, hormônio importante na indução do sono.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

Para escolher a melhor lâmpada para o abajur do quarto do bebê, opte pelas lâmpadas de LED com baixa intensidade e na cor mais amarela.