Qual contexto histórico da Europa dos séculos xvii e XVIII?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A Europa vive um período de transformações no século XVII e XVIII. As revoluções inglesas, o iluminismo, a revolução francesa e a era napoleônica aconteceram nessa época.

Por todo o século XVII, a Europa é marcada por uma série de revoltas e guerras, como a Guerra dos Trinta Anos, a Revolução Inglesa, as Frondas francesas, a Revolta Holandesa, a Sublevação da Catalunha, a Revolta de Portugal, a Revolta da Andaluzia e a Revolta de Masaniello.

Revolução Industrial foi iniciada na segunda metade do século XVIII e causou profundas transformações para a humanidade, por meio do surgimento da indústria e do capitalismo.

Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época.

Século XVIII

  • Revolução Francesa.
  • Inconfidência mineira.
  • Conjuração baiana.
  • Golpe de 18 de Brumário.

No século XVIII, a sociedade europeia era profundamente desigual e hierarquizada. O clero e a nobreza eram os grupos dominantes. Eles eram donos das maiores propriedades de terra e estavam isentos de muitos impostos. A maior parte da população era formada basicamente por camponeses, trabalhadores urbanos e burgueses.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes".

O século XIX foi um período revolucionário da História da Europa e uma época de grandes transformações em todos os domínios da vida. Os direitos humanos e civis, a democracia e o nacionalismo, a industrialização e os sistemas de mercado livre deram origem a uma era de mudança e oportunidade.

História - Século XVII (1601 a 1700)

  • A descoberta do ouro. ...
  • 1580-1640 - União Ibérica. ...
  • 1612-1616 - Controle do litoral norte. ...
  • 1620 - Tentativa de ocupação holandesa. ...
  • 1645-1654 - A Batalha dos Guararapes. ...
  • 1690 - A corrida pelo ouro.

Um dos acontecimentos mais importantes da Idade Moderna é a Revolução Científica do século XVII, operada sobretudo pela grande figura de Galileu Galilei.

A Revolução Francesa foi resultado da crise política, econômica e social que a França enfrentou no final do século XVIII. Essa crise marcou o fim da monarquia absolutista que existia na França há séculos e da antiga ordem de privilégios que constituía o Antigo Regime francês.

O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.

Aula 5 - A crise do sistema feudal
Nesta aula, saiba mais sobre os três principais fatores que levaram à crise do sistema feudal: a fome, a peste negra e as guerras.

O XVIII é um algarismo romano que simboliza o número 18. O sistema de numeração romana ou algarismos romanos foi criado na Roma Antiga e usado no Império Romano. O sistema nunca teve um uso universal.

O Iluminismo se iniciou como um movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças políticas, econômicas e sociais na sociedade da época. Para isso, os iluministas acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma de enaltecer a razão em detrimento do pensamento religioso.

A maioria dos pensadores iluministas DEFENDIA: a liberdade de expressão, a criação de mais escolas, a igualdade jurídica, a divisão de poderes dentro do Estado, o avanço da ciência e da técnica aplicadas em setores como transportes, comunicação e medicina.

a insatisfação da elite colonial criolla em relação aos atos de governo espanhóis, as crescentes revoltas sociais promovidas não só pela elite criolla mas também pela população indígena e seus descendentes; e. as alterações no modelo de colonização no contexto das Guerras Napoleônicas.

Os quatro períodos da história são: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.