Qual conjugação correta para nós?

Perguntado por: nrocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Seguindo esta lógica de conjugação, o correto para o pronome "nós" seria "tivéramos", de acordo com as regras do pretérito mais-que-perfeito. O pronome "nós" no modo mais-que-perfeito exige que o verbo "ter" seja flexionado desta maneira, agindo em uma concordância verbal.

Os verbos são separados em três tipos de conjugação, cada tipo é classificado de acordo com a terminação das palavras. Os verbos que terminam em – ar pertencem à primeira conjugação, os que terminam em – er são da segunda conjugação e os que terminam em – ir são da terceira conjugação.

Presente do indicativo: (eu) leio, (tu) lês, (ele) lê, (nós) lemos, (vós) ledes, (eles) leem. Pretérito perfeito: (eu) li, (tu) leste, (ele) leu, (nós) lemos, (vós) lestes, (eles) leram. Pretérito imperfeito do indicativo: (eu) lia, (tu) lias, (ele) lia, (nós) líamos, (vós) líeis, (eles) liam.

Regra geral:
Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).

Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.

O tempo verbal pode ser passado, presente ou futuro, havendo classificações mais específicas de acordo com o modo. O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva. As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã. “

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

Verbos da 1. ª conjugação: verbos terminados em –ar, como: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2. ª conjugação: verbos terminados em –er, como: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,…

Existem três modelos fixos de conjugação verbal. A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e.

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

Os verbos regulares não apresentam alteração em seu radical no momento em que são conjugados. Além disso, mantêm a mesma desinência do verbo paradigma (modelo), isto é, terminado em -AR (paradigma da primeira conjugação), -ER (paradigma da segunda conjugação) ou -IR (paradigma da terceira conjugação).

Nesse exemplo, “nós” é um pronome que se refere à 1ª pessoa do plural (pronome pessoal) e que exerce função de sujeito. Assim, é um pronome pessoal do caso reto. Veja o que acontece quando mudamos as posições: Todas as cartas foram entregues por nós.

A colocação pronominal indica a posição dos pronomes átonos - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s) - em relação ao verbo, do que resulta a próclise, a mesóclise e a ênclise.

Todos os verbos regulares terminados em -ir, ou seja, que possuem a vogal temática i, encaixam-se no modelo da terceira conjugação, apresentando as terminações definidas para as diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

Modos verbais se classificam em indicativo, subjuntivo e imperativo, os quais possuem características diferentes.

Estrutura verbal

  1. Verbos de 1ª conjugação: terminados em -ar;
  2. Verbos de 2ª conjugação: terminados em -er;
  3. Verbos de 3ª conjugação: terminados em -ir e em -or.