Qual conectivo pode substituir Mas?

Perguntado por: nhipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

1 contudo, porém, todavia, no entanto, entretanto, apesar disso, ainda assim, não obstante, nada obstante, sem embargo. Exemplo: Meu primo tentou vencer a corrida, mas não conseguiu.

Já o termo “mas” é utilizado como conjunção adversativa. Seu significado carrega uma ideia de oposição, sendo sinônimo de outras conjunções como “porém”, “todavia” ou “contudo”. Também pode ser entendido como substantivo, carregando uma ideia de defeito, ou como advérbio, dando ênfase a uma afirmação.

A palavra “mais” possui como antônimo o “menos”. Nesse caso, ela indica a soma ou o aumento da quantidade de algo. Embora seja mais utilizada como advérbio de intensidade, dependendo da função que exerce na frase, o “mais” pode ser substantivo, preposição, pronome indefinido ou conjunção.

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

O contrário de mais é: 1. pouco, menos, sem. 2.

Quando usar mais? Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo.

quanto mais, tanto mais... quanto menos, tanto menos...

Estabelecem relação de oposição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções adversativas, temos “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo” e “senão” (quando possui significado de “mas”), entre outros.

Mais é um advérbio de intensidade e sempre será utilizado em oposição à palavra menos. Atenção: Não confunda mas com más! A palavra más, quando grafada com acento agudo, é o feminino de boas e o plural de má.

Estas duas palavras - mas e mais - existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Mas é usado, principalmente, com sentido de porém, todavia, contudo. Mais indica, principalmente, o aumento da quantidade, sendo antônima de menos.

CONECTIVOS coordenativos são as seguintes conjunções coordenadas: ADITIVAS (adicionam, acrescentam): e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também, como também... Ela estuda e trabalha. ADVERSATIVAS (oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que.

Indica adição; e até (geralmente antecedido por não só).

“Mau”, como adjetivo no gênero feminino, vira “má” e, como plural, tem “maus” e “más”.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

O oposto ou simétrico de + 5 é – 5.

Continuar lendo Qual o conectivo de MAS?