Qual conceito de Iconicidade em libras?

Perguntado por: ebonfim2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Iconicidade – sinais icônicos são aqueles em que o gesto reproduz ou faz alusão à imagem do seu referente. Como exemplo, temos CASA, BORBOLETA e TELEFONE. Arbitrariedade – ocorre quando o gesto não faz alusão à imagem do seu significado. Exemplos: CONVERSAR, PESSOA, PERDOAR.

Por outro lado, existem os sinais arbitrários, cuja particularidade está no fato de não manter nenhuma relação com seu referente ou nenhuma semelhança com o dado da realidade que esses sinais representam.

A iconicidade nas línguas orais são percebidas quando usamos alguma palavra aleatória para identificar um objeto cujo nome esquecemos; por exemplo, “Pegue aquele trem para mim” (quando “trem”, na verdade, representa um caderno, por exemplo).

Compostos: quando formados por dois ou mais sinais. Ex: mãe, escola, faqueiro. QUANTO À FORMA: os sinais podem ser: Icônicos: quando há compromisso com a forma e/ou o movimento do objeto ou ação.

Iconicidade – sinais icônicos são aqueles em que o gesto reproduz ou faz alusão à imagem do seu referente. Como exemplo, temos CASA, BORBOLETA e TELEFONE. Arbitrariedade – ocorre quando o gesto não faz alusão à imagem do seu significado. Exemplos: CONVERSAR, PESSOA, PERDOAR.

Iconicidade como uma motivação e uma convenção entre a forma dos sinais e o que eles representam no mundo. Contudo, o cerne do conceito que justifique esta relação motivada entre os sinais desta língua visual espacial ainda não foram, assertivamente, esclarecidos.

Significado de Icônico
[Gíria] Refere-se a algo ou a alguém que se destaca ou se distingue em relação aos demais: comportamento icônico. Cuja representação ou reprodução é exata e fidedigna; icástico.

  • SINAIS ICÔNICOS.
  • TELEFONE.
  • BORBOLETA.
  • ÁRVORE.
  • CASA.

Assim, os principais Parâmetros da Língua de Sinais são: a Configuração da Mão, o Movimento, as Expressões Faciais, a Orientação da Mão e o Ponto de Articulação.

Os Cinco Parâmetros da Libras

  1. 1 - A configuração da mão;
  2. 2 - Ponto ou local de articulação;
  3. 3 - O movimento;
  4. 4 - Orientação/direcionalidade;
  5. 5 - Expressão facial e/ou corporal;

Para Votre (1992) e Votre et alii (1999), os seguintes subprincípios podem manifestar a iconicidade: quantidade, proximidade espaço-temporal e ordenação espaço-temporal.

SINAIS ARBITRÁRIOS
São aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam. Uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente.

Em países falantes da língua portuguesa, por exemplo, há diferentes línguas de sinais: no Brasil existe a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua de Sinais Kaapor Brasileira; em Portugal, a Língua Gestual Portuguesa (LGP); em Angola, a Língua Angolana de Sinais (LAS); e em Moçambique, a Língua Moçambicana de ...

you e se utiliza na libras para falar em alguma situação de amor que você ama alguém então é utilizado mundialmente na verdade esse sinal é um sinal. Internacional.

O dedo indicador em [G] sobre a boca, com a expressão facial calma e serena, significa silêncio ; o mesmo sinal usado com um movimento mais rápido e com a expressão de zanga, significa uma severa ordem: Cale a boca!.

Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais.

Olhos de coração (Smiling Face With Heart-Eyes)
É usado para mostrar que o interlocutor está apaixonado por algo ou alguém. Normalmente as pessoas enviam esse emoji como sinônimo de "eu te amo" ou "eu amo isso".

O sinal, especialmente utilizado nas línguas sinalizadas é estruturado (tem gramática) e convencional, isto é, tem um significado combinado por um grupo social. No entanto, em línguas orais, o gesto não influencia a forma de uma palavra.