Qual compressa para pálpebra inchada?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Geralmente a gente pede para fazer uma compressa fria com água gelada em cima da pálpebra fechada, com agua de geladeira e não pedra de gelo. Pode ser água mineiral ou filtrada, não precisa ser soro fisiológico e nunca deve usar água boricada que pode fazer mal para os olhos.

Coloque uma bolinha de algodão ou um pouco de gaze na água aquecida (quente no limite do suportável) e coloque sobre a pálpebra. Quando esfriar um pouco, molhe novamente.

Esse inchaço nas pálpebras varia de paciente para paciente, sendo mais evidente principalmente nos três primeiros dias. Aproximadamente após uma semana, já é possível notar um aspecto já bastante natural das pálpebras.

O terçol pode causar inchaço na pálpebra afetada pela lesão. Os demais sintomas são típicos de uma inflamação, como calor local e vermelhidão. O olho pode doer e ficar mais sensível à luz. O inchaço costuma desaparecer quando o terçol regride, dentro de 5 a 7 dias, sem necessidade de tratamento.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

“Existem várias razões que podem explicar o inchaço das pálpebras e nos olhos, tais como: infecções, lesões oculares, traumas e mais comumente alergias. As pálpebras inchadas podem ser também um sinal de um problema de saúde potencialmente mais grave, como a celulite orbitária, a doença de Graves ou o herpes ocular.

Para tratar: Para aliviar a dor, aplique uma compressa quente sobre o local. É uma inflamação que afeta as bordas da pálpebra, fazendo com que fiquem inchadas e vermelhidão ocular.

Inchaço na região dos olhos: 3 dicas simples!
IMPORTANTE: jamais coloque o gelo direto na pele – ele pode machucar a tão sensível região dos olhos!

SIM! A compressa de água gelada ajuda a aliviar os sintomas de fadiga ocular, como cansaço nos olhos, visão turva, aumento da sensibilidade à luz e vermelhidão, entre outros.

As compressas mornas, também, são realizadas de cinco a seis vezes ao dia, com duração de 15 minutos. Utiliza-se um pano limpo, esquentado no ferro elétrico ou umedecido em água quente. Neste caso, mantêm-se as pálpebras fechadas para se evitar que pingos de água quente entrem no olho.

O consumo excessivo de sal, bebida alcoólica e gordura também pode favorecer o aparecimento dessa condição. Inclusive, ela pode ser confundida com olheiras, já que faz uma sombra abaixo dos olhos. Além desses maus hábitos, a genética pode participar do surgimento de bolsas incômodas nas regiões dos olhos.

Cuidados no Pós-operatório
2- Após chegar em casa, fazer compressas frias (gaze mergulhada em soro fisiológico 0,9% gelado) sobre as pálpebras a cada 30 minutos por 72 horas após a cirurgia (não há necessidade de fazer durante o sono) com objetivo de diminuir o edema (inchaço) e proporcionar conforto.

Na grande maioria dos casos, o calázio desaparece sozinho e não é necessário tratamento. Nesses casos, há a possibilidade de acelerar o processo de cura com a aplicação de compressas de água morna suavemente na região, que vão ajudar a desobstruir as glândulas sebáceas da pálpebra e a drenar a secreção acumulada.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

- Fazer compressas mornas de 5 a 15 minutos; - Evitar o uso de cosméticos, principalmente nas pálpebras; - Aplicar colírios lubrificantes. Agende uma consulta: atendimento online.

O tratamento vai depender do grau da inflamação e dos sintomas de cada paciente. Mas, de modo geral, o protocolo inclui o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, antialérgicos, soro fisiológico, compressas com água quente e/ou fria e até o uso de alguns tipos de pomadas.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão. Em casos de lesões agudas, como entorses de tornozelo, quanto mais rápido o uso do gelo melhor.

"O gelo é um potente anti-inflamatório, é vasoconstritor e analgésico. Quando em contato com a pele, seja através de água gelada ou recipiente com gelo mesmo, há uma redução dos poros imediata por contração. Em pacientes que têm a pele muito reativa e sensível há uma vasoconstrição, diminuindo a vermelhidão."