Qual combustível prejudica mais o motor?

Perguntado por: sgodinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.

Os sistemas que têm contato com álcool, que de fato é um combustível mais corrosivo, são projetados para suportar sua corrosão.

Embora ambos sejam eficientes como combustível para seu carro, eles possuem uma eficiência energética um tanto quanto diferente. De forma geral, podemos dizer que o álcool possui um rendimento energético menor do que a gasolina, o que gera um impacto econômico direto para o motorista que abastece com o mesmo.

etanol

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex.

gasolina aditivada

O que acontece na maioria dos casos, é que a gasolina aditivada ajuda a limpar o motor e os pistões, proporcionando uma direção mais fluída, macia e silenciosa, na maioria das vezes.

Quando você está procurando por mais potência no motor, deve optar por abastecer com etanol. Porém, como ele tem apenas 70% do poder calorífico da gasolina, acaba sendo consumido mais rápido. Essa é a razão pela qual um litro de etanol rende menos quilômetros rodados do que o combustível fóssil.

Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.

Qual insumo vale mais a pena
Na prática, a utilização do álcool produz uma eficiência energética de 70% em relação à gasolina. Por isso, é preciso levar em consideração que a quilometragem percorrida com um tanque de gasolina, para fazer essa relação, vai ser 30% mais rentável.

diesel

A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

etanol

A gasolina premium (Podium, na Petrobras) é vista como um produto distante do consumidor comum, embora seja bem avaliada pelos que a conhecem. O pior combustível no conceito dos motoristas é o etanol. Ele foi apontado como um produto de baixa qualidade, que piora o rendimento do motor.

O combustível pode provocar falhas na partida do motor a frio, já que ele tem uma vaporização mais complexa em temperaturas inferiores a 14 ºC. Isso é mais recorrente em veículos mais antigos, sobretudo os movidos somente a etanol.

O etanol ajuda inclusive a gasolina, elevando o poder de antidetonante do combustível fóssil, tornando-o, então, mais seguro para o motor. Além disso, ele contribui na queima da gasolina e na redução de emissão de gases de efeito estufa (GEEs).

menor emissão de gases poluentes — o álcool polui menos que os combustíveis fósseis; solubilidade — como pode ser dissolvido em água e o impacto ambiental é menor caso haja algum vazamento.

A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, porém, não recomendada. O ideal é usar ou uma ou outra. Isso porque colocar os dois combustíveis juntos no mesmo tanque dilui a concentração dos aditivos, o que diminui tanto ação quanto eficácia desses compostos.

A gasolina com aditivos não prejudica o desempenho do motor do automóvel, pelo contrário, evita que o mesmo perca performance, melhorando o rendimento e evitando problemas a médio e longo prazo. No entanto, a única contraindicação para seu uso se dá quando o veículo está acostumado a utilizar sempre a gasolina comum.

Com o tempo, toda essa sujeira começa a prejudicar o funcionamento do motor. “Por ser um excelente detergente, o etanol pode ajudar a limpar o sistema, principalmente válvulas e injetores”, diz o especialista, lembrando que a gasolina aditivada possui a mesma função e pode ser aplicada com o mesmo fundamento.

A gasolina Podium apresenta um valor de octanagem médio de 97 unidades, por isso é o mais utilizado. Na postagem citada, foi utilizado o valor mínimo de 95 unidades. Independente do critério medido, a Podium possui a maior octanagem do mercado.