Qual comando permite que você altere seu diretório atual?

Perguntado por: evasques . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

O comando Set-Location permite especificar seu local de diretório atual.

Mais um comando que vamos ver é o cd, com ele é possível navegar entre os diretórios. Este, como os anteriores, é um comando muito simples, basta digitar o comando cd seguido do caminho do diretório onde você quer acessar.

Qual é o comando básico do Linux?

  • pwd (Imprime o diretório de trabalho atual)
  • cat (Imprime o conteúdo do arquivo)
  • cp (Copia arquivos e diretórios)
  • mv (Move e renomeia arquivos e diretórios)
  • rm (Remove arquivos e diretórios)
  • touch (Cria arquivos vazios)
  • mkdir (Cria diretórios)

Chmod

O comando Chmod, também conhecido como change mode (ou alterar modo) torna possível ao administrador de sistemas fazer as configurações ou alterar permissões que dizem respeito a um diretório ou arquivo, partindo de um terminal. O uso do comando Chmod faz parte das ações de transformação digital.

Por exemplo, se você quiser dar permissão de leitura, gravação e execução para o proprietário, mas só permissão de leitura e execução para outros usuários em um diretório chamado “contabil”, você pode usar o comando “chmod 755” e “chgrp contabil” para definir essas permissões.

Dessa forma, se você cria um arquivo e deseja publicá-lo para que todos possam acessar e visualizar, mas ao mesmo tempo ninguém além de você pode modificar este arquivo, você precisa dar apenas permissão de leitura. Nesse caso a permissão ficaria r – – em outros usuários, por exemplo: rwx r – – r – – (ou 744).

Comando pwd
Use o comando pwd para encontrar o caminho para o diretório atual (da pasta) em que você está.

Para alterar o local de uma pasta particular, execute estas etapas:

  1. Com o botão direito na pasta particular e, em seguida, clique em Propriedades.
  2. Alternar para a guia local na caixa de diálogo.
  3. Clique em Mover....
  4. Selecione o caminho da pasta de destino e, em seguida, clique em OK.

O comando sudo permite que usuários sem acesso root executem comandos que normalmente precisariam de privilégios de super usuário, enquanto o arquivo sudoers dá instruções para o sistema sobre como lidar com o comando sudo.

Entenda os principais diretórios do Linux

  • (/) Root/Raiz. O diretório Root, conhecido também como “Raiz” (sua tradução literal do inglês), é representado pelo comando da barra invertida (/). ...
  • 2. /bin. ...
  • 3. /sbin. ...
  • 4. /usr. ...
  • 5. /etc. ...
  • 6. /lib.

Caso a pasta definida para ser aberta pelo Prompt de Comando estiver na área de trabalho ou já aberta no Gerenciador de Arquivos, é possível rapidamente mudar para esse diretório bastando digitar cd seguido de um espaço e em seguida, arrastar e soltar a pasta para a janela, pressionando ao final [enter].

Como executar comandos CMD? Para executar um comando no CMD, abrimos prompt de comando digitando “cmd” na barra de pesquisa do Windows e pressionando Enter. Isso abrirá uma janela do CMD, onde é possível digitar comandos. Para executar um comando, basta digitar o nome do comando na linha de comando e pressionar Enter.

Use o parâmetro /r para encontrar erros de disco físico no sistema de arquivos e tentar recuperar dados de todos os setores de disco afetados. Se você especificar o parâmetro /f, chkdsk exibirá uma mensagem de erro se houver arquivos abertos no disco.

Digite o comando ls -t para listar os arquivos ou diretórios e ordená-los pela última data e hora de modificação em ordem descendente (do maior para o menor).

Em Informática, echo é um comando disponível no Unix que apresenta um texto na tela de um terminal de computador. É um comando utilizado em scripts para exibir mensagens na tela ou em um arquivo. O comando também está presente no DOS, no Linux, no Mac OS, no OS/2 e no Windows.

O comando Chmod 777, também conhecido como change mode, é um recurso utilizado para permitir que usuários leiam, editem e executem arquivos e diretórios no sistema Linux. Ou seja, o usuário que receber a autorização do administrador por meio deste comando poderá fazer qualquer uma dessas três ações.

Uma das principais opções que funciona com ambos os comandos é -R, o que significa recursivo. Esta opção permite que você altere permissões/ proprietários na pasta determinada e TODOS os outros arquivos e pastas dentro dessa pasta inicial.

chmod 777. Como tudo na informática, há mais de uma forma de fazer a mesma coisa, caso você preferir, pode usar números em vez das letras, dessa forma, usando o comando chmod 777 nome_do_arquivo , você libera todas as permissões para o arquivo, afinal somando 4+2+1 da tabela que já mostramos acima, temos o número 7.

Significado dos valores para CHMOD:
770: Ninguém exceto o grupo pode ler. 666: Todos podem ler e escrever. 777: Todos podem ler, escrever e executar.

O comando chmod é usado para lidar com permissões de arquivos do sistema Linux. Em sistemas como o Linux, cada arquivo possui um sistema de sinalizadores que indicam quais são as permissões que cada usuário tem para ler ou editar cada arquivo.

Com seu smartphone ou tablet Android em mãos, abra o app de Configurações. Toque em Privacidade. Na nova tela, toque em Gerenciar permissões. Toque em uma permissão.