Qual colírio usar em Recém-nascido?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

No Brasil, desde 1977, é obrigatória a aplicação de uma solução de nitrato de prata a 1% em cada um dos olhos do recém-nascido no prazo de uma hora após o nascimento.

Pingue uma ou duas gotas no canto interno do. olho, e quando a criança abrir os olhos, o colírio já irá diretamente para dentro.

Colírio para conjuntivite viral
Entre os mais comuns, destacam-se os de carmelose sódica e hialuronato de sódio. Tais colírios aliviam os sintomas da doença, como: coceira, vermelhidão e sensação de areia nos olhos. Evite colírios com nafazolina e derivados, os famosos colírios “para deixar o olho branco”.

Como fazer a higiene dos olhos do bebê corretamente
A forma de limpar é com água morna no rosto do bebê sem nenhum tipo de sabonete, também pode ser usado soro fisiológico ou água morna (depois de fervida).

Não é recomendável usar soro fisiológico no olho do bebê. Atualmente, as lágrimas artificiais estão entre as soluções mais seguras para os olhos do bebê, porque consistem principalmente em lubrificantes sintéticos para lágrimas e ingredientes inativos.

No que diz respeito ao tempo de duração dos sintomas, no caso de conjuntivite bacteriana, eles geralmente melhoram em 5 dias com o uso de antibióticos. Já no caso da viral, o sintoma de vermelhidão nos olhos pode permanecer por até 21 dias.

A prática, também conhecida como credeização ou método de credé, é realizada para a prevenção da conjuntivite gonocócica, causada pela bactéria gonococo e pela clamydia trachomatis, que pode ser transmitida pela mãe durante o nascimento, por contato vaginal.

“Uma das perguntas mais frequentes no consultório é se o leite materno pode ser usado como tratamento para a conjuntivite do bebê. E a resposta é não!

Este medicamento é prescrito para tratar infecções provocadas por nos olhos, como as conjuntivites, ceratites e úlceras de córnea bacterianas. Via de regra, boa parte dos colírios ajudam a diminuir a inflamação, o lacrimejamento e o desconforto originário da infecção.

Causada por bactérias, esse tipo de inflamação na conjuntiva acarreta secreções amarelas com pus nos olhos. Esse amontoado de fluidos pode dificultar a abertura dos olhos da criança, além de formar um acúmulo de remela. A conjuntivite bacteriana é a mais comum .

Sim, é possível um recém-nascido ter conjuntivite! Toda conjuntivite em bebês nas primeiras semanas de vida deve ser avaliada por um oftalmologista.

Se a remela for excessiva, molhe uma gaze ou compressa esterilizada com soro fisiológico e passe num olho de cada vez. Se suspeitar de conjuntivite, tenha o cuidado de usar gazes ou compressas diferentes para cada olho. Esta é, aliás, a forma correta de limpar os olhos do bebé até que complete um ano de idade.

O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.

Quando se tem uma secreção amarelada e esverdeada, isso é uma conjuntivite bacteriana.

Se você está com remela nos olhos em excesso, observe a cor da remela e a frequência que você está precisando limpar os olhos. Uma secreção mais densa e amarelada pode ser sinal de infecção conjuntiva e o melhor a se fazer nesses casos é consultar o oftalmologista para receber o melhor tratamento.

Para uma boa saúde da visão infantil, os cuidados são a higiene correta dos olhinhos do bebê, dentre os quais, lavagem com água morna e soro fisiológico; massagem para desobstruir o canal e também a higiene do nariz, já que a secreção nasal pode contribuir no aumento da obstrução.

Para limpar os olhos do bebê, deve-se utilizar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e fervida. Realize movimentos delicados sem apertar os olhos.