Qual colírio tem atropina?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O Colírio Atropina 1% Allergan é indicado para prevenção de aderências em algumas inflamações oculares, exames de fundo de olho e para exames de refração.

Indicação: Atropina produz dilatação da pupila e paralisação da acomodação visual, sendo indicada em oftalmologia, para exames de fundo de olho, exames de refração e para prevenir aderências em determinadas inflamações oculares.

Como o Atropina funciona? Atropina produz dilatação da pupila e a paralisação da acomodação visual. O medicamento começa a agir logo após a aplicação nos olhos e demora cerca de 30 a 40 minutos para atingir seu efeito máximo.

O sulfato de atropina é a substância ativa dos medicamentos com os nomes comerciais acima expostos. O sulfato de atropina é um alcaloide natural da beladona e possui ação anticolinérgica e antiespasmódica.

A maioria dos efeitos colaterais do Sulfato de Atropina está diretamente relacionada à sua ação antimuscarínica. Boca seca, visão turva, fotofobia e taquicardia ocorrem com frequência. Anidrose pode produzir intolerância ao calor. Constipação e dificuldade na micção podem ocorrer.

A fisostigmina, administrada como antídoto de atropina por injeção intravenosa lenta de 1 a 4 mg (0,5 a 1 mg em populações pediátricas), elimina rapidamente o delírio e o coma causados por grandes doses de atropina.

Venda sob prescrição médica.

Estas gotas dilatadoras terapêuticas (atropina) podem ter uma duração de ação mais longa, até 2 semanas. Apesar da maior duração de ação, a administração diária pode ser necessária para o tratamento. Os colírios para dilatação da pupila doem ou ardem?

Como age. Bloqueia a resposta à estimulação da acetilcolina no esfíncter da íris e no músculo acomodativo do corpo ciliar. Disso resulta midríase (dilatação da pupila) e cicloplegia (paralisia de acomodação).

O uso da atropina deve ser evitado em: pacientes com glaucoma, principalmente glaucoma de ângulo fechado, pacientes com úlcera gástrica e em homens idosos com histórico de hiperplasia prostática.

Portanto, concluímos que o uso de 1 gota/noite do colírio de atropina (0,01%) para o controle da taxa de progressão de miopia em crianças é de eficácia clínica comprovada e reconhecida cientificamente, devendo o seu fracionamento seguir as normas emanadas pela ANVISA.

Ster é indicado no tratamento de pacientes com inflamações no olho, suscetíveis a esteroides.

A atropina inibe as secreções do nariz, boca, faringe e brônquios e, dessa forma, resseca as mucosas das vias respiratórias. Essa ação é especialmente pronunciada se as secreções forem excessivas e constitui-se na base para a utilização da Atropina como medicamento pré-anestésico.

Informação Adicional

AnvisaNão
FabricantesFarmace
PreçoR$120,96

ATROPINA 1% Cada mL (27 gotas) contém: 10 mg de sulfato de atropina (0,370 mg/gota). Veículo: ácido bórico, citrato de sódio diidratado, edetato dissódico, polissorbato 80, cloreto de benzalcônio e água purificada q.s.p. 1.

O óculos de sol podem melhorar o efeito da pupila dilatada. Devido ao embaçamento, é recomendado voltar para casa acompanhado. Lembrando também que não é indicado dirigir após o exame.

Sulfato de Atropina é indicado para o bloqueio temporário de efeitos muscarínicos graves ou potencialmente letais, por exemplo, como um antisialogogo, um agente antivagal, um antídoto para intoxicação por organofosforados, carbamatos ou cogumelos muscarínicos, e para tratar bradicardia sintomática.

A resposta é não, o colírio é um medicamento, assim como todos os outros medicamentos, ele não deve ser utilizado sem a prescrição médica de um oftalmologista.

0,01 a 0,03 mg por kg de peso corporal, via intravenosa, até um máximo de 0,4 mg. A dose pode ser repetida a cada 4 ou 6 horas.

fenilefrina

A fenilefrina é um medicamento que, quando utilizado na forma de colírio, promove a midríase, que é a dilatação da pupila.

Em algumas consultas, porém, não é preciso dilatar os olhos dos pacientes, como, por exemplo, em suspeita de conjuntivite e quando ele não apresenta sintomas de baixa de visão”.