Qual colar que não enferruja?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Os acessórios em aço não oxidam e não descascam por isso garantimos a sua qualidade. O produto pode ser usado por tempo indeterminado junto ao corpo, Sua Aparência, Seu Brilho são similares a produtos em ouro e prata causando um efeito semelhante ao ser usado.

Se você quer saber qual chapa metálica não enferruja, o aço inox é a resposta. E por que isso acontece? Porque o aço inoxidável possui uma composição distinta: ferro, cromo, níquel e outros metais. Essa composição torna o material extremamente resistente.

Aço inoxidável

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.

Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

O aço inoxidável é um material que não é encontrado na natureza. É uma liga produzida manualmente ou mecanicamente para ser usada em acessórios. Além do brilho da liga, também é muito resistente, não escurece e não risca com facilidade.

O ouro e a prata são considerados metais nobres, enquanto o ouro tende a ser mais resistente a oxidação, a prata por sua vez quanto mais pura for, se torna menos resistente a oxidação. Ambos metais são muito usados no ramo da joalheria para a fabricação de jóias lindas.

Aço

Aço – comum em bijuterias, o aço é um metal não precioso que apresenta durabilidade e resistência ideal para fabricação de correntes de bijuteria. O aço inox, muito comum em gargantilhas, possui em sua composição cromo e níquel e confere maior brilho e resistência a corrosão nesse tipo de acessório.

Essencialmente, o inox não enferruja na água. A composição desse metal garante que ele tem uma extrema resistência à corrosão, justamente para evitar o desgaste do material e exigir que ele seja trocado constantemente.

Como o alumínio não contém ferro ou aço em sua composição, é certo dizer que a matéria-prima não enferruja. No entanto, alumínio oxida ao entrar em contato com o oxigênio. Nesse caso, ao contrário do que acontece com metais ferrosos, a oxidação cria uma camada de proteção sobre o alumínio.

O mesmo não se pode dizer do cobre, que, apesar de resistir bem à corrosão, sofre oxidação se fica por muito tempo em contato com o ar. Como consequência dessa oxidação, é formada uma película tóxica em sua superfície. Em condições favoráveis, a corrosão do cobre é mínima.

Isso acontece devido os componentes de sua estrutura. O aço inox é constituído por uma combinação entre cromo e ferro. Essa mistura resiste com mais intensidade a ação de agentes corrosivos. Contudo, não impede totalmente que o material sofra algum tipo de desgaste com o tempo.

Agora que você sabe que o aço carbono enferruja e o aço galvanizado não, com certeza fica mais fácil escolher o material ideal para sua necessidade.

O aço inoxidável é uma liga metálica especial feita de 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel, que possui como propriedade principal o fato de não enferrujar. Os metais cromo e níquel formam óxidos insolúveis que protegem o aço do oxigênio e da umidade do ar.

Giz e Sílica: pra evitar que as bijus escureçam!
A primeira é usar um pedaço de giz branco, daqueles de “quadro negro”, junto com as bijus, pois ele absorve a umidade, evitando que as peças fiquem escuras. A outra forma é usando saquinhos de sílica, que absorvem a umidade e evitam a oxidação das peças.

O aço é mais resistente
Embora a prata e o aço sejam considerados metais de longa duração, a prata é mais frágil que o aço – justamente por ser maleável.

Se perceber que a biju escureceu recentemente, mergulhe a peça em uma solução de água fervente com sabão de coco e sabão em pó e deixe por 5 minutos, em seguida esfregue com uma escovinha macia. Pronto! Para prevenir o escurecimento, você pode passar uma ou duas camadas de base de unha na bijuteria.

Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.