Qual colágeno tomar para dores nas articulações?

Perguntado por: egonzaga6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

A suplementação de peptídeos de colágeno tipo I tem funções terapêuticas em pacientes com osteoporose e osteoartrite. A mais conhecida delas é o alívio nos sintomas de dor, porém pesquisas também apontam para um potencial aumento da densidade óssea e um efeito protetor da cartilagem articular.

Na pele, essas proteínas são formadas principalmente por colágeno tipo I (85%) e III (15%), que ajudam a manter a pele hidratada, elástica e resistente. Já para as articulações e tecidos, o colágeno tipo II é o mais indicado, e auxilia na adesão das estruturas.

Colágeno do tipo 1: O colágeno tipo l chama atenção devido a sua quantidade, ele aparece em tendões, ossos e pele. Ele é principalmente responsável pela manutenção da resistência mecânica nos ossos. Colágeno do tipo 2: sua forma é parecida com o tipo l, mas possui menor diâmetro.

Em regra, o tratamento com colágeno tipo 2 demonstra efeito a partir de 3 meses, consumindo nas dosagens adequadas diariamente. No entanto, a melhora dos sinais vai depender da patologia de cada indivíduo. A longo prazo ele pode trazer inúmeros benefícios e não possui efeitos colaterais.

E o Colágeno Não-Hidrolisado? Como ele atua no organismo? O Colágeno Tipo II é, basicamente, o colágeno em sua forma pura. Ao contrário do Colágeno Tipo I, o Colágeno Não-Hidrolisado, como o próprio nome sugere, não passa pelo processo de hidrólise e, por conta disso, tem a proteína conservada.

Um dos nutrientes mais importantes para a produção de colágeno é a vitamina C. Essa vitamina é fundamental para a síntese do colágeno tipo I, a principal forma de colágeno presente no corpo humano. Desse modo, a deficiência de vitamina C afeta a saúde das articulações e de outros tecidos.

PARA QUEM É RECOMENDADO A SUPLEMENTAÇÃO DE COLÁGENO TIPO 2
O colágeno tipo 2 é utilizado principalmente para prevenção ou para o tratamento de osteoartrite e dores nas articulações.

VERISOL

VERISOL® é o único peptídeo bioativo de colágeno aprovado pela ANVISA.

Colágeno Hidrolisado Tipo 1

1- Colágeno Hidrolisado Tipo 1:
Basicamente, sua função é dar resistência aos nossos tendões e elasticidade para a nossa pele. Por esse motivo, é o mais indicado para quem quer ter uma pele mais saudável e jovem. No colágeno hidrolisado tipo 1 que encontramos para venda, existe essa indicação bastante clara.

O colágeno hidrolisado serve para oferecer bons ingredientes ao nosso corpo para que ele mesmo produza o próprio colágeno tipo 1. Já o colágeno não hidrolisado atua no nosso sistema de defesa, ajudando na proteção contra a destruição do colágeno tipo 2 presente nas cartilagens e articulações.

O primeiro passo para definir qual o melhor colágeno, é entender porque e para quê você vai tomá-lo. Se vai consumir por recomendação de médico ou nutricionista, se é para manutenção da saúde ou para algum tratamento específico, se é para pele ou articulações.

Sanavita

O Colágeno Skin da Sanavita foi o pioneiro no mercado de suplementos para pele, e é a nossa sugestão de melhor colágeno tipo 1. O mais indicado para cuidar da estética, proporcionando uma pele mais jovem e saudável.

O colágeno em pó é um grande aliado para manter a saúde não apenas da pele, mas também de todo o corpo. Ele é dividido ainda em algumas categorias: Tipo 1: ideal para juntas e para atribuir melhor elasticidade para a pele; Tipo 2: é o mais recomendado para quem apresenta problemas nas articulações.

O UC II pode causar efeitos colaterais, como sensações de peso, azia e reações alérgicas.