Qual cobra que corre atrás da gente?

Perguntado por: rreis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus) é uma espécie peçonhenta de viperídeos muito agressiva. Seu bote é muito rápido e o Urutu pode dar vários botes em sequência, o que pode dar a sensação de perseguição para quem tem o desprazer de receber investidas deste bicho.

A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma cobra perigosa nativa da África. Considerada a cobra mais rápida do mundo, esses animais são capazes de se deslocar a até 20 quilômetros por hora.

As serpentes andam em pares e se uma for morta, outra vem se vingar? Mais de uma serpente pode viver em uma mesma área se existir recursos, como alimentos. Mas isso não significa que são “companheiras”.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

A cascavel vingativa confirma a ideia do animal desgarrado, solitário e agonístico ao mesmo tempo em que se apresenta como notável exceção.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Descrição. A cobra corre-campo, cujo nome científico é Thamnodynastes pallidus, é amplamente distribuída pelas Américas Central e do Sul . Esta espécie prefere ocupar o estrato arbóreo na floresta, em altura que varia entre 50cm e 2,30m.

A principal razão pela jararaca ser a 4ª cobra mais perigosa do Brasil é pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.

1 – Cobra nariz-de-folha
Essa cobra bizarra da espécie Langaha madagascariensis vive em árvores e é natural da ilha de Madagascar.

Através da língua, a cobra capta partículas de odor no ar, e transmite as informações do ambiente a um receptor sensorial chamado "órgão de Jacobson", localizado no céu da boca desses répteis. Além disso, a língua das cobras também consegue receber estímulos táteis.

Conhecida vulgarmente como “cobra rato amarelo”, a caninana (Spilotes pullatus) se destaca por ser uma das serpentes mais ágeis e rápidas do Brasil.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.