Qual cobra engole os filhotes?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Cientistas descobriram em fevereiro de 2009 que muitas mães cascavéis comem alguns de seus filhotes não sobreviventes; é o chamado “canibalismo pós-parto”. As mães do estudo comeram até 11% de seus ovos e filhotes mortos.

Cobras são seres que, se expostos à situações muito estressantes, podem ficar desorientadas e começarem a se auto-devorar.

A cascavel vingativa confirma a ideia do animal desgarrado, solitário e agonístico ao mesmo tempo em que se apresenta como notável exceção. A serpente parece condensar, a despeito das suas diferenças, as potencialidades ofensivas de todas as outras.

As serpentes andam em pares e se uma for morta, outra vem se vingar? Mais de uma serpente pode viver em uma mesma área se existir recursos, como alimentos. Mas isso não significa que são “companheiras”. Outra possibilidade para a origem desse mito tem relação com à reprodução.

Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva.

muçurana

Por aqui no Brasil, a cobra muçurana (Clelia clelia), popularmente chamada de cobra-preta na Amazônia, possui o paladar apurado para comer outras cobras, incluindo venenosas. Espécies que têm o hábito de se alimentar de serpentes são consideradas "Ofiófagas".

sucuris

Sim, é verdade! E um exemplo é a sucuri, também conhecida como anaconda, que é a maior cobra do mundo e chega a medir 9 metros de comprimento. Quando adulta ela consegue engolir um boi ou, pelo menos, um bezerro. As sucuris passam boa parte do tempo na água e podem atacar animais que visitam os rios para beber água.

As sucuris capturam sua presa espremendo-a até a morte. Costumam envolver o corpo da presa e apartar até que os ossos quebram. Depois as engolem por inteiro ou em partes.

As mães do estudo comeram até 11% de seus ovos e filhotes mortos. Por quê? Assim ela pode recuperar boa parte da energia perdida na reprodução sem ter que caçar para se alimentar, uma atividade perigosa que requer tempo e muito trabalho. Pelo menos eles já estavam mortos.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

A cobra fica entre o frango e o peixe em termos de textura e sabor, podendo ser preparada para parecer com qualquer um dos dois. Este artigo descreverá uma receita que também é adequada para alguns peixes, de forma que a carne resultante fará lembrar um pequeno peixe de água doce.

Conhecida vulgarmente como “cobra rato amarelo”, a caninana (Spilotes pullatus) se destaca por ser uma das serpentes mais ágeis e rápidas do Brasil.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Inland Taipan

A Taipan é uma cobra da família Elapidae, encontrada no litoral e no Outback Australiano. A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.

Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.

mamífero a gente sabe né quando é filhote mama na sua mãe né. e as cobras não conseguem fazer isso por causa do da conformação da da boca e também da língua então obra não é um mamífero cobra um réptil você já sabem disso bem mas vamos explicar isso se todo mundo fala tem uma explicação e essa explicação é e ela.

a cobra não pica dentro da água como pode ser aplicado. a médica dentro da água se a cobra deixa o veneno na folha. para poder nadar é tem muito medo sobre isso aí e vocês puderam ver que não é bem assim que acontece a própria médica que está internada e não está muito legal já desmente assim Vitor eu vou.

Matar a cobra não é uma boa ideia. Primeiro, porque é crime ambiental. Segundo porque o animal tem uma importante função ecológica, atuando no controle da população de roedores. Terceiro, porque partir para o confronto com um predador evoluído e dotado de presas que inoculam veneno mortal pode ser bem arriscado.