Qual cobra-cipó é venenosa?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Características gerais: Serpente não peçonhenta de tamanho mediano a grande, possui corpo muito delgado e cauda muito longa. Alimentam-se de anuros e de lagartos.

As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Apanhe-a com uma rede: outra maneira de espantar uma cobra é apanhá-la em uma rede com extremo cuidado, para depois soltá-la em uma área afastada de nosso lar. Para isso, você pode utilizar um pau ou vara bem longa.

As escamas das cobras venenosas são alongadas, pontiagudas e causam uma sensação de aspereza ao toque; Cobras venenosas têm a cabeça triangular, bem destacada do corpo (com exceção das cobras corais); Os olhos das serpentes venenosas têm a pupila em fenda vertical.

Possui olhos grandes com pupilas arredondadas, dentição áglifa (sem presas inoculadoras de veneno). O colorido de fundo varia do marrom claro ao cinza escuro, mas o que mais caracteriza esta espécie é uma linha paravertebral de cor amarelo ou creme nos primeiros 2/3 do corpo.

Habitat: Encontrada em áreas florestais. Distribuição: Argentina, Bolívia, Brasil (Região Sul e Sudeste); Paraguai, Uruguai.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

As serpentes andam em pares e se uma for morta, outra vem se vingar? Mais de uma serpente pode viver em uma mesma área se existir recursos, como alimentos. Mas isso não significa que são “companheiras”. Outra possibilidade para a origem desse mito tem relação com à reprodução.

Cobra-Verde Philodryas olfersii.

A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Redação Hora. A cobra de jardim costuma ser atraída por certas plantas e aparecer, principalmente, na área urbana na época das chuvas, procurando, entre outras coisas, alimento e abrigo.

Sua coloração verde se confunde com a folhagem quando explora os arbustos, dificultando sua visualização. Ao ser surpreendida pode morder e, ficando aderida ao local consegue injetar veneno, provocando um quadro clínico importante, mas os acidentes não são comuns. Se não tocada, não oferece perigo.

A Cobra-Cipó-Preta é muito encontrada no Brasil em regiões de mata atlântica em tem maior incidência nos estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Tocantins.

Segundo dados do Instituto Butantan, local de pesquisas e estudos de ofídios, a maioria das serpentes brasileiras são de porte médio. Por isso as partes baixas do corpo são as mais atingidas nas picadas, sendo 70% os pés e pernas, 13% mãos e antebraços e 17% outras áreas.

Répteis em casa somente com autorização do IBAMA!
Tenha em mente que a posse de animais de forma ilegal é crime e está sujeita a penalidades! Criar uma cobra como animal de estimação é permitido no Brasil desde 1997.

De fato, existem apenas dois países que não têm espécies nativas de cobra. Eles são a Irlanda e a Islândia.

São exemplos de serpentes não peçonhentas a jibóia, a sucuri, a dormideira, a caninana, a cobra-cipó, a boipeva entre outras.

Ao longo da sua distribuição geográfica, as jararacas possuem variação nos padrões de cores e manchas, com indivíduos apresentando tons de cinza, pardo-esverdeado, verde, amarelo e marrom.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.