Qual CNAE para aplicação de botox?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

8650-0/99

O IBGE considera que para atividades de procedimentos injetáveis minimamente invasivos, tais como Botox, Preenchimento Facial, e outros, realizadas por profissionais que não um médico, o CNAE correto seria 8650-0/99 (Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente).

9602-5/02

A orientação de alguns conselhos de classe como o de Biomedicina é que para os procedimentos mencionados, o CNAE a ser utilizado é o 9602-5/02 (Atividades de Estética e outros serviços de cuidados com a beleza).

Geralmente esse procedimento também é efetuado por biomédicos e médicos, como dermatologistas, que possuem a qualificação necessária para realizar a aplicação da toxina botulínica de maneira segura.

CNAE: 8630-5/01.

Para iniciar suas atividades como MEI, é necessário se cadastrar no Portal do Empreendedor, que fica no site da Receita Federal. Esse procedimento requer alguns documentos e informações, entre elas o CNAE 9602-5/02 de esteticista independente.

Nesse contexto, o(a) esteticista independente aumenta suas chances. É quem cuida da beleza, com procedimentos que vão desde a limpeza de pele, massagem facial e estética e emagrecimento. A divulgação dos serviços com boas fotos dos resultados dos procedimentos pode trazer excelentes resultados.

Código CNAE 4772500: COMÉRCIO VAREJISTA DE COSMÉTICOS, PRODUTOS DE PERFUMARIA E DE HIGIENE PESSOAL.

A formalização como MEI confere alvará e licença provisórios por 180 dias. Nesse período, o recomendado é que você procure a prefeitura e a ANVISA para regulamentar seu estúdio. Clique em “Continuar”, vai abrir uma caixa informando que sua formalização será concluída.

As mudanças contemplam pessoas e empresas que prestam serviços de bronzeamento natural e artificial e de design de sobrancelhas, cílios, micropigmentação e depilação. A classificação pode permitir o registro desses profissionais no regime simplificado de pagamento de tributos do microempreendedor individual (MEI).

O CNAE 8630-5/03 é o que engloba a atividade médica ambulatorial restrita a consultas, saiba mais.

Hierarquia

Seção:SAÚDE HUMANA E SERVIÇOS SOCIAIS
Divisão:86 ATIVIDADES DE ATENÇÃO À SAÚDE HUMANA
Grupo:86.1 Atividades de atendimento hospitalar
Classe:86.10-1 Atividades de atendimento hospitalar
Subclasse:8610-1/01 Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto socorro e unidades para atendimento a urgências

Esses profissionais também trabalham com estética, no entanto, não podem optar pela formalização como Microempreendedor Individual visto que realizam procedimentos considerados de alto risco.

O que é biomedicina estética? Explicando de maneira simples, a biomedicina estética atua na pesquisa (causas e desenvolvimento) e tratamento de doenças que agridem o corpo humano. Além disso, a área aponta terapias, medicações e técnicas que reduzem (ou eliminam) o impacto dessas enfermidades.

Devem os profissionais, Técnico em Estética e o Esteticista e Cosmetólogo, ter o conhecimento adequado para a prática dos procedimentos estéticos em que vão atuar.

Você já aprendeu que apenas a formação em Estética não permite ao profissional aplicar botox ou outros injetáveis na pele. No entanto, o mesmo recebe preparo para diversas outras práticas, então veja quais são a seguir e saiba detalhes de cada uma delas.

Quais profissionais estão autorizados a fazer a harmonização facial? Embora somente cirurgiões plásticos possam realizar o lifting cirúrgico, os procedimentos de harmonização facial podem ser aplicados, além do cirurgião plástico, por dermatologistas e, como dissemos antes, por dentistas com especialização nessa área.

Não existe um regulamento que exige um tamanho mínimo para a sala de injetáveis. A nossa recomendação é que ela tenha, no mínimo, 6m². Além disso, o espaço deve dispor de uma pia com torneira e água corrente. Também é necessário ter uma bancada que possibilite a fácil higienização e o preparo dos medicamentos.

Você deve estar, pelo menos, cursando o Técnico em Enfermagem e ser maior de 18 anos. Este curso é para estudantes ou profissionais de enfermagem que desejam atuar com a interpretação de prescrições medicamentosas e a administração de medicamentos e soroterapia.

Para quem desconhece essa modalidade de tratamento de saúde, terapias injetáveis é o nome utilizado para definir a administração de medicamentos, nutrientes, minerais, hormônios, vitaminas e outros líquidos em pacientes através de aplicações venosas, musculares, cutâneas ou articulares.