Qual classe pertence o celecoxibe?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O celecoxibe é um medicamento que pertence à classe dos an -inflamatórios não esteroidais (AINEs) que inibem seletivamente a atividade da enzima ciclo-oxigenase 2 (COX-2).

Celecoxibe foi comparável ao diclofenaco, já que o limite inferior do intervalo de confiança de 95% (IC) da diferença estimada (diclofenaco - celecoxibe [-2,56 mm IC 95% -7,67 a 2,56 mm]) ficou dentro da margem de não inferioridade pré-especificada de - 10 mm.

O celecoxibe reduziu significativamente a dor e incapacidade funcional associadas com espondilite anquilosante em comparação com o placebo, sem diferença na eficácia em comparação ao cetoprofeno, em um ensaio clínico randomizado, duplo-cego de 6 semanas.

Além disso, o estudo demonstrou a superioridade do celecoxibe na redução de eventos adversos gastrointestinais, uma das principais motivações originais para o desenvolvimento dessa classe de medicamentos (vs. ibuprofeno HR 0,65; IC95% 0,5 - 0,85; P=0,002; vs.

O celecoxibe demonstrou uma redução significativa na sensibilidade/dor articular e no inchaço articular em comparação com o placebo.

No tratamento de osteoartrite, o celecoxib é tão eficaz como a inespecífica NSAIDs naproxen e diclofenac, mas tem significativamente menos graves superiores eventos gastrointestinais.

Celecoxibe deve ser engolido com ou sem alimentos. 400 mg na primeira dose, seguidos de uma dose de 200 mg por via oral (engolido) após 12 horas, seguido de 200 mg a cada 12 horas nos dias seguintes durante o tempo indicado pelo seu médico.

O etoricoxibe é mais eficaz que o celecoxibe e o placebo como analgesia profilática para o controle da dor no pós-operatório de cirurgia artroscópica para a reconstrução do ligamento cruzado anterior. A maior eficácia do etoricoxibe pode ser explicada pela supe- rioridade analgésica deste fármaco.

Celecoxibe é indicado para o tratamento sintomático da osteoartrite e artrite reumatoide; alívio dos sintomas da espondilite anquilosante; alívio da dor aguda, no pós-operatório de cirurgia ortopédica ou odontológica e em doenças musculoesqueléticas; alívio da dismenorreia primária e alívio da lombalgia.

Composição. * lactose monoidratada, croscarmelose sódica, povidona, laurilsufato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de titânio, corante amarelo crepúsculo e gelatina.

O ibuprofeno é analgésico potente usado no tratamento de artrites e o naproxeno é 20 vezes mais potente que o AAS e causa menos efeitos adversos gastrointestinais.

Os anti-inflamatórios não esteroides são uma classe de medicamentos prescritos para controlar a dor, a febre e a inflamação. Também fazem parte dessa classe drogas como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o naproxeno.

Eles agem inibindo a produção das substâncias que desencadeiam a reação inflamatória. Há dois tipos de remédios anti-inflamatórios: anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) — mais indicados para tratar dores leves a moderadas que são oriundas de inflamação, mas não regridem com a ação dos analgésicos.

A classe terapêutica dos AINEs caracteriza-se principalmente por inibirem a biossíntese das PGs mediante inibição das COX. Contudo, há em algumas situações, especificidade de bloqueio de isoformas, determinando as subclasses existentes: inibidores não-seletivos de COX e inibidores seletivos da COX-2.

A dor noturna diminuiu mais precocemente no grupo celecoxib; nos parâmetros rigidez matinal, capacidade funcional e o índice de gravidade para a osteoartrite de joelho constatou-se uma resposta mais rápida nos pacientes tratados com a nimesulida.