Qual civilização durou mais tempo?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A civilização egípcia durou aproximadamente 3.500 anos, contando desde os primeiros faraós até a adoção do cristianismo.

Mesopotâmia

Embora a civilização da Mesopotâmia seja considerada a mais antiga da história do mundo, alguns pesquisadores acreditam que o aborígene australiano é a civilização mais antiga do mundo. Os aborígines podem ser rastreados até 75.000 anos atrás, mas se tornaram um grupo geneticamente distinto cerca de 50.000 anos atrás.

Mesopotâmia

Mesopotâmia. A Mesopotâmia é nomeada por muitos como o berço da civilização, uma vez que parte das primeiras cidades formadas pelo homem surgiu lá. As civilizações mesopotâmicas desenvolveram-se entre os rios Tigre e Eufrates, e, por isso, ficaram conhecidas como “terra entre rios”.

Civilizações antigas: resumo sobre os povos da Idade Antiga

  • Civilização Grega.
  • Império Macedônio.
  • Civilização Romana.

Pesquisas arqueológicas apontam que o local de origem dos primeiros seres humanos que habitaram a Terra é uma região ao sul do Rio Zambeze, no norte da atual Botsuana, na África. Atualmente tomada por salinas, a região já foi lar de um enorme lago. Quais os povos que habitaram a Terra? Idade Antiga Persas.

Quando falamos de civilizações orientais, estamos considerando os povos mesopotâmicos, fenícios, hebreus, persas, egípcios, hititas e muitos outros. No caso das civilizações clássicas, estamos nos referindo aos gregos e aos romanos. No caso dos gregos, costumam ser incluídos os cretenses e os micênicos.

Ao contrário do Egito, que, desde aproximadamente 3200 a.C., se constituiu como um Estado centralizado, a Mesopotâmia foi dominada por sucessivos povos que impunham suas determinações aos dominados, mas sem perder as características gerais da organização da região.

Civilização das Conchas
Eles ocuparam do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul entre 6 mil e mil anos atrás, e ficaram conhecidos pelas edificações que erguiam para sepultar seus mortos: os sambaquis.

tabajaras

Os tabajaras diziam-se o povo mais antigo do Brasil, e se chamavam por isso “tupinambás”, “homens da legítima raça tupi”, pagando o desprezo de parte dos outros tupis, com o insulto “tupiniquim” e “tupinambarana”, tupis de segunda classe.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

Mesopotâmia, 3 100 a.C.
Não há uma que possa ser considerada a mais antiga de todas, já que as datações não são confiáveis. Mas, em geral, considerava-se o ano de 3 100 a.C., há 5 100 anos, como a data inaugural do uso da escritura na região e no mundo.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Vem com a gente!

  1. Aborígenes (50.000 a.C) 7 civilizações mais antigas do mundo: Aborígenes – Foto: Reprodução/internet. ...
  2. Jiahu (7000 a.C – 5700 a.C) ...
  3. Mesopotâmia (3.500 a.C – 500 a.C) ...
  4. Vale do Indo (3.300 a.C – 1.900 a.C) ...
  5. Antigo Egito (3.150 a.C – 30 a.C) ...
  6. Maias (2.600 a.C – 900 a.C) ...
  7. Grécia Antiga (2.000 a.C – 479 a.C)

Jericó

1. Jericó Localizada na Cisjordânia, é considerada a cidade mais antiga do mundo, habitada há 11 mil anos, desde 9 mil a.C. Estima-se que mais de 20 civilizações se estabeleceram na região, citada diversas vezes na Bíblia e denominada como “Cidade das Palmeiras”.

As primeiras grandes civilizações conhecidas foram as originárias na Antiguidade Oriental: mesopotâmicos, egípcios, fenícios, persas e hebreus.

Ocupada por grupos humanos desde o período Neolítico, por volta de 4.000 a.C., algumas cidades cresceram possibilitando uma defesa militar organizada, uma centralização da autoridade e controle da população, proporcionando o surgimento da Primeira civilização, juntamente com o Egito.

Huntington propôs a existência de oito civilizações: Ocidental, Islâmica, Latino-Americana, Sino-Confuciana, Hindu, Eslavo-Ortodoxa, Japonesa e Africana (Huntington 1993).