Qual cimento endurece mais rápido?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

CP IV (Cimento Portland pozolânico)
Com índices entre 15% e 30% de pozolana, é um cimento com altíssima resistência à compressão, sendo indicado para obras que sejam submetidos a grandes variações de temperatura.

Qual cimento é mais forte? O cimento mais forte é do tipo CP V – Alta Resistência Inicial. Esse tipo de cimento não conta com nenhum tipo de aditivo em sua composição, mas o tipo de clínquer adicionado a ele é diferenciado e está presente em sua formulação em maior quantidade.

Já sabemos em quanto tempo o cimento seca, mas e como acelerar esse processo? Em todo caso, se você precisa que a obra fique pronta de forma mais rápida, o mais indicado é passar produtos de selagem e secagem pelo menos um dia completo antes da aplicação do cimento no local.

CP III – Cimento Portland de alto-forno
Além disso, ele tem grande resistência a sulfatos, baixo calor de hidratação e resistência à expansão. É indicado para estruturas de grande porte, como fundações, barragens e afluentes industriais.

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

O cimento Portland CP II-E-32 pode ser aplicado em argamassas de assentamento de blocos e tijolos, revestimento, reboco, emboço, massa de regularização, contrapiso, calçadas, concreto convencional, concreto simples, concreto armado (fundações, lajes, pilares e vigas), concreto projetado, rolado, magro e outros.

Aditivo para Concreto Super Grout
A principal função do Super Grout é tornar o concreto mais fluido, de modo a aumentar sua trabalhabilidade. Ele também diminui a necessidade de água na hora do preparo do concreto, tornando a massa ainda mais resistente que o normal.

“Conhecer exatamente o montante de cimento a ser adicionado na mistura é importante porque a resistência dependerá da relação água/cimento, ou seja, quanto menos água e mais cimento, mais resistente será o concreto”, explica o engenheiro Luiz de Brito Prado Vieira, consultor técnico de P&D e Qualidade da Votorantim ...

O Cimento Extra Forte atende desde as pequenas necessidades de obras do dia a dia, como reboco e assentamento de blocos, até estruturas maiores, como tubos de esgoto, produção industrial de artefatos, concreto protendido pré e pós-tensionado e argamassa armada.

Em geral, o melhor cimento e mais usado atualmente é do tipo Portland, que você encontra aqui na Cimento Mauá. Trata-se de um cimento tradicional, usado tanto em obras residenciais como prediais, entre vários outros tipos de construção.

Para as fundações, o indicado é o cimento portland de alto-forno (CP III). Menos poroso e mais durável, pode ficar exposto a esgoto e chuva ácida. No caso de uso em concreto com agregados reativos, peças de grandes volumes e obras em ambientes agressivos, o melhor é o cimento portland pozolânico (CP IV).

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

O cimento secagem rápida é um cimento de pega rápida com alta resistência estrutural nas primeiras horas. Para se ter uma ideia da eficácia e rapidez desse cimento, o processo de dosagem, mistura, aplicação e acabamento leva em torno de 25 a 30 minutos.

Tempo de cura : 28 dias. Limpeza: Não utilizar produtos a base de ácidos para limpeza. Limpar com água e detergente comum antes de totalmente seco. Proteja peças metálicas antes da aplicação.

O cimento CP II-E é considerado um produto intermediário entre os modelos Comum e Aditivado. Seu uso se dá principalmente em obras nas quais seja requerida uma liberação de calor razoavelmente lenta. A escória de alto forno presente na composição deste cimento garante a ele menor calor para hidratação.

Ideal para utilização em estruturas de concreto armado, pavimentos de concreto, argamassa de chapisco, assentamento de blocos, revestimento, pisos e contra pisos, grautes, concreto protendido, pré-moldados e artefatos de concreto.

O CP I é um tipo de cimento Portland sem nenhuma adição com exceção do gesso, que é utilizado somente como retardador da pega. Esse tipo de cimento é utilizado geralmente em obras em que não há exposição a ambientes desfavoráveis com a presença por exemplo de sulfatos do solo ou de águas subterrâneas.