Qual cidade tem mais japonês?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

São Paulo a cidade mais japonesa do Brasil. A cidade brasileira com maior número de japoneses é São Paulo. Atualmente o Brasil é o país que mais abriga japoneses fora do Japão no mundo. Os japoneses que moram no Brasil formam a maior população japonesa do mundo fora do Japão.

Uma notável diáspora japonesa, chamados Nikkei, vive em alguns países, nomeadamente no Brasil, que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão (2 084 000) Estados Unidos(1 304 286) China(131 534) Filipinas(120 000) Canadá(98 900) Peru(90 000) Argentina(34 000) e outros países.

Estado de São Paulo

No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

O Piauí passou a ser o Estado com maior proporção de asiáticos, com 2,3% da população total. Em Fortaleza, o aumento também foi impressionante, de 3,5 mil para 33 mil.

No Brasil vivem mais de 2 milhões de japoneses e descendentes, o que representa a maior comunidade nikkei fora do Japão do mundo. O segundo país com maior número de japoneses e descentes é os Estados Unidos, com um milhão de pessoas.

De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os japoneses têm a maior expectativa de vida do mundo.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

A maior dessas comunidades fora do Japão encontra-se no Brasil, seguida pelos Estados Unidos, China, Filipinas, Canadá, Peru, Austrália, Reino Unido, Alemanha, Argentina entre outros. Estima-se que o número total de ... São Paulo a cidade mais japonesa do Brasil.

Os primeiros japoneses a chegar ao Peru e ao Brasil eram imigrantes contratados. No final do século 19, o Peru necessitava de mão de obra para sua crescente indústria açucareira e foi assim que chegaram os primeiros 790 nikkeis, em 1899, contratados para trabalhar em fazendas no litoral.

De acordo com historiadores, os primeiros habitantes nativos do Japão eram os Aino. A primeira cultura japonesa, os Jomon, ocuparam o arquipélago nipônico a partir de 14 mil a.C..

O relatório indica que os brasileiros vêem os japoneses como "corteses e diligentes", e que o que mais lhes atrai do Japão é a ciência e a tecnologia locais (47%), a comida japonesa (24%), a história e a cultura tradicional (15%).

O Brasil tem 1,5 milhão de cidadãos de origem japonesa – a primeira maior população de japoneses e dependentes de japoneses fora do Japão – e a cidade de São Paulo reúne grande parte desse contingente, daí a diversidade de lugares relacionados à cultura japonesa na cidade.

Tadashi Yanai

Tadashi Yanai, dono da Fast Retailing, reassumiu o título de pessoa mais rica do Japão, com fortuna de US$23.6 bilhões.

Estima-se que a população nipo-brasileira (ou nikkei) no Brasil chega a 1.400.000 pessoas, que corresponde a 52,7% dos imigrantes nikkeis fora do Japão, segundo dados de 2007!, o que faz do contingente brasileiro o maior de todos os países com a presença dos japoneses e seus descendentes, excetuando o próprio Japão.

Os descendentes de japoneses chamam-se nikkei, sendo os filhos nissei, os netos sansei, os bisnetos yonsei, e assim por diante.

De acordo com dados oficiais das autoridades japonesas, os brasileiros documentados chegam a 286.557 pessoas, e constituem a terceira maior comunidade de estrangeiros naquele país, atrás apenas dos coreanos e chineses.

As comunidades asiáticas no Brasil
Cerca de 70% dos brasileiros asiáticos concentram-se no estado de São Paulo.

A população de japoneses e seus descendentes na cidade de São Paulo está estimada em mais de 326.000 pessoas.