Qual cidade do Brasil têm mais franceses?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

No estado de São Paulo, as cidades com os maiores números eram a capital (3.859), Santos (581), Campinas (389), Taubaté (371) e Ribeirão Preto (361). No Rio Grande do Sul, Porto Alegre tinha 2356 franceses, seguido de Pelotas (775) e Rio Grande (730).

Presença francesa
Comunidade francesa no Brasil: 19.942 inscritos no Registro dos Franceses Estabelecidos Fora da França; aproximadamente 30.000 franceses residem no país de acordo com a Polícia Federal.

A maioria dos franceses (brancos) são de origem celta (gauleses), com uma mistura de povos latinos (romanos) e germânicos (francos).

Caminhos do Bicentenário: São Luís (MA), a única cidade brasileira fundada por franceses. O Brasil é uma mistura de cultura, povos, nacionalidades e etnias.

A primeira tentativa colonizadora dos franceses aconteceu em 1555, no Brasil, quando eles ocuparam uma pequena região litorânea do Rio de Janeiro, que ficou conhecida pelo nome de França Antártica. Entretanto, a força colonial portuguesa liderada pelo governador-geral Mem de Sá, em 1567, derrotou os colonos franceses.

O português Jerônomo Albuquerque os expulsou em 1615, após a batalha de Guaxenduba. No entanto, menos de três décadas depois, o Maranhão foi novamente atacado pelo poder colonial europeu.

Na América Latina, os franceses ocuparam regiões das Antilhas e das Guianas empreendendo um tipo de exploração voltado à produção açucareira e a utilização de mão-de-obra escrava. Na região norte, os franceses se fixaram na região do Quebec, Louisiana, Golfo do México e Mississipi.

Aqui na França, eles apreciam a alegria do brasileiro, as paisagens naturais do imenso pais, a cultura popular, a música, a espontaneidade e nossa língua que segundo eles “é musical para os ouvidos”. No Brasil apreciamos a elegância, a culinária, a historia revolucionaria, o idioma e o lado “chic” do pais.

Os franceses inspiraram o mundo. A influência na cidade do Rio de Janeiro se mostra de várias formas: no vocabulário, nas artes, na arquitetura e também na gastronomia. Na “boulangerie”, que nada mais é do que uma espécie de padaria, os diferentes tipos de pães e doces agradam o paladar dos brasileiros.

Vistos como pessoas alegres, bem dispostas e bem-humoradas, a população pode sim encontrar acolhimento em solo francês. No entanto, vale lembrar que, assim como em vários outros países, os brasileiros possuem alguns estereótipos que podem impactar a sua estadia.

Dados recentes apontam para um crescente fluxo migratório brasileiro. Segundo estatísticas do governo francês (Ministère de L´interieur, 2020), há um contingente 6,7 milhões de imigrantes vivendo na França, ou 9,9% da população total.

Como os homens franceses lidam com os sentimentos. Os brasileiros são mais espontâneos e geralmente não conseguem guardar sentimentos seja o amor ou rancor por muito tempo. Os franceses tem a tendência de serem mais reservados e não darem muito pitaco no comportamento alheio.

Sob a liderança de Jerônimo de Albuquerque, conseguiram expulsar definitivamente os franceses, tanto do Maranhão quanto do Brasil, em 1615.

Os franceses não concordavam com a divisão da América entre espanhóis e portugueses, segundo os termos do Tratado de Tordesilhas. Realizaram saques em embarcações que vinham para o Brasil e invadiram o território para extrair pau-brasil.

Casa d'Orléans

A família real francesa pertence à Casa d'Orléans, é uma família nobre da França, e foi uma das mais importantes deste país e da parte central da Europa, até o final do século XIX, sendo o duque d'Orleães tradicionalmente bem próximo ao rei francês.

Pretendia controlar o comércio do pau-brasil, e criar um espaço colonial com liberdade religiosa, visto que, na França, existia pesada perseguição contra protestantes como ele. Os portugueses, primeiro em 1560 e depois desde 1565 até 1567, realizaram expedições para expulsar os franceses do Rio de Janeiro.

A imigração francesa no Brasil foi o movimento migratório ocorrido principalmente nos séculos XIX e XX de grupos de franceses para várias regiões do Brasil.

O município de Oiapoque está situado no extremo norte do Amapá, a 590 quilômetros da capital, Macapá e foi criado pela Lei 7.578, de 23 de maio de 1945. O acesso é pela BR-156, também sendo possível chegar por via fluvial e aérea.

BONJOUR, BONSOIR, SALUT OU COUCOU? Dependendo do horário ou do interlocutor, os franceses não usam sempre a mesma palavra para se cumprimentar. Em caso de dúvidas, escolha o simples “bonjour” para evitar parecer íntimo demais, especialmente com uma pessoa desconhecida.

Durante dois momentos, os franceses tentaram estabelecer colônias no Brasil. Essas tentativas de colonização ficaram conhecidas como invasões francesas e ocorreram nas atuais cidades do Rio de Janeiro e em São Luís, no Maranhão.