Qual cidade de São Paulo tem mais japoneses?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

O bairro da Liberdade, localizado nas redondezas do centro de São Paulo, é o lugar em todo o mundo onde existe a maior concentração de japoneses e seus descendentes fora de seu país natal. A região possui um forte laço com a cultura oriental e esta característica não acontece por acaso.

cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é a que conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade tem toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e a arquitetura tradicionalmente oriental.

Desde 1912, a colônia de japoneses não parou de crescer e é considerada a maior fora do Japão. Um dos maiores pontos turísticos da cidade São Paulo, o bairro da Liberdade é também a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Os melhores roteiros para se admirar a cultura japonesa em São Paulo

  • O bonito e encantador bairro chamado Liberdade;
  • Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil;
  • Parque do Ibirapuera e o Pavilhão Japonês;
  • Japan House.

São Paulo

São Paulo é hoje a cidade mais japonesa do país, com cerca de 290 mil descendentes. A Liberdade é o bairro de origem e maior concentração populacional.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

A população do Japão é de 126,5 milhões de habitantes, 2,8 vezes maior que a do Estado de São Paulo. Por lá vivem 340 habitantes por km2, contra 180 no território paulista. Quase o dobro. A participação dos idosos na população total é de 28,4%, também praticamente o dobro dos 15,7% de São Paulo.

E os japoneses são uma parte importante da história mogiana. Na cidade cerca de 40 mil moradores são descentes japoneses ou imigrantes.

Municípios brasileiros com maior percentual de descendentes de asiáticos (sobretudo japoneses): 1) Assaí (PR) – 15,01% 2) Mogi das Cruzes (SP) - 14,08% 3) Bastos (SP) – 11,36%

Os japoneses estão na posição número 1 na expectativa de vida no mundo, e não apenas isso, eles vivem mais e com mais saúde.

O bairro da Liberdade, localizado nas redondezas do centro de São Paulo, é o lugar em todo o mundo onde existe a maior concentração de japoneses e seus descendentes fora de seu país natal. A região possui um forte laço com a cultura oriental e esta característica não acontece por acaso.

A relação migratória entre Brasil e Japão tem sua origem no início do século XX, fato desencadeado a partir de um acordo firmado entre os dois países. Atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

Ginza é o bairro

Ginza é o bairro mais caro de Tokyo, fiquei hospedada por 1 noite e tive uma experiência ótima. O bairro é bem bonito, tem muitas lojas de grifes famosas, restaurantes bons e bares.

Tadashi Yanai além da Fast Retailing
As propriedades do empresário estão nesta lista, como uma casa avaliada em US$ 50 milhões localizada em uma região periférica a Tóquio.

Japão

Como porcentagem da população total, a maior parte, em torno de 99%, está no Japão. No total, cerca de 125,6 milhões pessoas em todo o mundo falam Japonês como língua materna.