Qual cidade da Bahia teve terremoto?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 14 votos

de Jacobina

A Bahia registrou 16 terremotos em fevereiro e a cidade de Jacobina, no norte do estado, foi a mais atingida. O tremor mais intenso, no entanto, foi registrado em São Félix do Coribe, com 3.5 de magnitude.

De acordo com o estudo, a Bahia teve 16 tremores de terra no mês, em 11 municípios.

O epicentro do tremor foi registrado a 3 km a sudoeste da cidade de Uzunbag, na província de Hatay, no sul da Turquia. A região foi uma das mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país em 6 de fevereiro e deixou mais de 45.000 mortos.

TREMOR DE TERRA É REGISTRADO NO ESTADO DA BAHIA (18/07/2023)

O maior terremoto que o Brasil já teve aconteceu em 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso, e alcançou 6,6 graus na escala Richter. O segundo maior tremor enfrentado no país foi em junho de 2022, no Acre, e chegou a 6,5 graus.

As regiões mais sujeitas a terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo.

Maiores terremotos na história recente do Brasil
“Em 1998 e 2005, houve outros tremores de baixa intensidade, mas não causaram danos. Só assustaram o pessoal”, diz. Já em 2022, um terremoto de magnitude 6,5 atingiu a região da fronteira entre o Peru e o Brasil.

O epicentro do tremor foi em Iguape (SP), de acordo com a Defesa Civil do Estado.

8h22

O horário em que o tremor o ocorreu foi por volta das 8h22, horário confirmado pela Defesa Civil ao Correio e, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o evento foi registrado na cidade de Itariri, mas sentido em outros locais.

Chile

Em qual país da América do Sul houve mais terremotos acima de 7 graus na escala Richter? O terremoto de maior magnitude registrado no mundo aconteceu em Valdivia, no Chile, em 1960. Deixou 2 mil mortos e 2 milhões de feridos.

1 - Chile. Na noite de 22 de maio de 1960, o Chile foi atingido em cheio pelo maior terremoto registrado no planeta.

2 minutos

terremoto. O terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.

As regiões de mais risco de terremotos estão localizadas nas fronteiras das placas tectônicas: na costa americana do Oceano Pacífico, do Chile ao Canadá, e no Japão. Também são regiões de risco a Ásia Central (do Himalaia ao Irã) e o Mediterrâneo: Marrocos, Argélia e Turquia.

Para os de 6 pontos na escala Richter o intervalo é maior: 50 anos. Mais que isso, o país nunca experimentou e é difícil prever se um dia ocorrerá. Entre 1900 e 2020, o RSBR calcula que houve 2959 tremores de terra no Brasil.

Apesar de o Brasil se localizar bem no centro da Placa Sul-Americana, sendo que ela atinge até 200 quilômetros de espessura, terremotos causados por desgastes na placa tectônica, que, por sua vez, causam falhas geológicas, podem ocorrer no país.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

Confira os 5 maiores terremotos registrados no Brasil:

  1. Terremoto de Porto dos Gaúchos. Magnitude: 6.6. ...
  2. Terremoto Acre/Amazonas. Magnitude: 6.1. ...
  3. Terremoto de São Paulo. Magnitude: 5.2. ...
  4. Terremoto de Pacajus. Magnitude: 5.2. ...
  5. Terremoto de João Câmara. Magnitude: 5.1.

Pelo critério de número de vítimas fatais, o terremoto de 2010 no Haiti ainda é o mais mortal na lista da USGS (apesar de não estar entre os mais intensos): deixou 316 mil mortos. Confira, a seguir, a lista dos cinco maiores terremotos já registrados, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Em janeiro de 1955, no Mato Grosso, mais precisamente na Serra do Trombador, foi detectado um terremoto de 6,6 graus na escala Richter, o maior registrado na história do Brasil. O abalo ocorreu em região muito pouco habitada, o que não ocasionou em mortes nem em danos materiais.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?